CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COLETIVOS FAVORÁVEIS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD

Autores/as

  • Rute Nogueira de Morais Bicalho Instituto Federal de Brasília
  • Jennifer de Carvalho Medeiros Instituto Federal de Brasília
  • Joscélia Moreira de Azevedo Instituto Federal de Brasília

Palabras clave:

Institucionalização da EaD, TDIC, Momento EaD

Resumen

A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo significativamente, em especial, após a pandemia. Contudo, a institucionalização da modalidade ainda é um desafio para muitas instituições. Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar a adoção de uma metodologia voltada a promover um espaço de diálogo e de construção coletiva sobre as ações de EaD desenvolvidas no Instituto Federal de Brasília, visando contribuir para o processo de institucionalização da modalidade. A metodologia - “Momento EaD” - consiste em encontros que congregam, mensalmente, servidores, estudantes e membros externos da instituição para compartilharem experiências sobre a EaD e os usos das tecnologias digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: contextualização, diálogo e construções, encaminhamentos e encerramento. Sob uma perspectiva freireana de construção coletiva e problematizadora, o Momento EaD parte de uma realidade concreta articulada a problematizações teórico-práticas que elucidam vivências, indagações e proposições para o fortalecimento da modalidade na instituição. 

Biografía del autor/a

Rute Nogueira de Morais Bicalho, Instituto Federal de Brasília

Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Especialista em EaD e em Designer Instrucional. Servidora do Instituto Federal de Brasília, vinculada à Diretoria de Educação a Distância.

Jennifer de Carvalho Medeiros, Instituto Federal de Brasília

Pedagoga. Doutora em Educação. Especialista em Gestão e Orientação Educacional. Servidora do Instituto Federal de Brasília, vinculada ao campus São Sebastião. Diretora de Educação a Distância do IFB.

Joscélia Moreira de Azevedo, Instituto Federal de Brasília

Analista de Sistemas. Especialista em Designer Instrucional. Servidora do Instituto Federal de Brasília, vinculada à Diretoria de Educação a Distância.

Citas

BICALHO, R. N. M.; MEDEIROS, J. C. O modelo híbrido de educação como estratégia para o processo de institucionalização da EaD. Revista Eixo, v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/hseAI. Acesso em: 20 ago. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.

LIMA. D; MORI, M. CRUZ, J. R. Educação Semipresencial e Híbrida no Brasil: descortinando conceitos e regulamentação. Revista EducaOnline. Vol 15. Nº 01. Rio de Janeiro, 2021.

LOBO, Édila Marta Miranda. Um caminho para a Institucionalização da educação a distância. ESUD, 2013. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.

FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. FIDALGO, F. S. et al. [Org.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.

VELOSO. B; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância Pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educ. rev. 38, 2022. https://link.ufms.br/Pjk0c

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Nogueira de Morais Bicalho, R., de Carvalho Medeiros, J., & Moreira de Azevedo, J. (2024). CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COLETIVOS FAVORÁVEIS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD. SUD, 8. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/148

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização