CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COLETIVOS FAVORÁVEIS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD
Palabras clave:
Institucionalização da EaD, TDIC, Momento EaDResumen
A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo significativamente, em especial, após a pandemia. Contudo, a institucionalização da modalidade ainda é um desafio para muitas instituições. Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar a adoção de uma metodologia voltada a promover um espaço de diálogo e de construção coletiva sobre as ações de EaD desenvolvidas no Instituto Federal de Brasília, visando contribuir para o processo de institucionalização da modalidade. A metodologia - “Momento EaD” - consiste em encontros que congregam, mensalmente, servidores, estudantes e membros externos da instituição para compartilharem experiências sobre a EaD e os usos das tecnologias digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: contextualização, diálogo e construções, encaminhamentos e encerramento. Sob uma perspectiva freireana de construção coletiva e problematizadora, o Momento EaD parte de uma realidade concreta articulada a problematizações teórico-práticas que elucidam vivências, indagações e proposições para o fortalecimento da modalidade na instituição.
Citas
BICALHO, R. N. M.; MEDEIROS, J. C. O modelo híbrido de educação como estratégia para o processo de institucionalização da EaD. Revista Eixo, v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/hseAI. Acesso em: 20 ago. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
LIMA. D; MORI, M. CRUZ, J. R. Educação Semipresencial e Híbrida no Brasil: descortinando conceitos e regulamentação. Revista EducaOnline. Vol 15. Nº 01. Rio de Janeiro, 2021.
LOBO, Édila Marta Miranda. Um caminho para a Institucionalização da educação a distância. ESUD, 2013. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.
FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. FIDALGO, F. S. et al. [Org.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
VELOSO. B; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância Pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educ. rev. 38, 2022. https://link.ufms.br/Pjk0c
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rute Nogueira de Morais Bicalho, Jennifer de Carvalho Medeiros, Joscélia Moreira de Azevedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.