CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COLETIVOS FAVORÁVEIS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD
Keywords:
Institucionalização da EaD, TDIC, Momento EaDAbstract
A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo significativamente, em especial, após a pandemia. Contudo, a institucionalização da modalidade ainda é um desafio para muitas instituições. Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar a adoção de uma metodologia voltada a promover um espaço de diálogo e de construção coletiva sobre as ações de EaD desenvolvidas no Instituto Federal de Brasília, visando contribuir para o processo de institucionalização da modalidade. A metodologia - “Momento EaD” - consiste em encontros que congregam, mensalmente, servidores, estudantes e membros externos da instituição para compartilharem experiências sobre a EaD e os usos das tecnologias digitais. A metodologia é dividida em quatro etapas: contextualização, diálogo e construções, encaminhamentos e encerramento. Sob uma perspectiva freireana de construção coletiva e problematizadora, o Momento EaD parte de uma realidade concreta articulada a problematizações teórico-práticas que elucidam vivências, indagações e proposições para o fortalecimento da modalidade na instituição.
References
BICALHO, R. N. M.; MEDEIROS, J. C. O modelo híbrido de educação como estratégia para o processo de institucionalização da EaD. Revista Eixo, v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/hseAI. Acesso em: 20 ago. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
LIMA. D; MORI, M. CRUZ, J. R. Educação Semipresencial e Híbrida no Brasil: descortinando conceitos e regulamentação. Revista EducaOnline. Vol 15. Nº 01. Rio de Janeiro, 2021.
LOBO, Édila Marta Miranda. Um caminho para a Institucionalização da educação a distância. ESUD, 2013. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.
FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. FIDALGO, F. S. et al. [Org.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
VELOSO. B; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância Pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educ. rev. 38, 2022. https://link.ufms.br/Pjk0c
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rute Nogueira de Morais Bicalho, Jennifer de Carvalho Medeiros, Joscélia Moreira de Azevedo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.