AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB

Autores/as

  • Laiser dos Santos Mello Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-4392-943X
  • Maria Eliza Rosa Gama Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Evasão, EaD, Moodle, Tutoria, WhatsApp

Resumen

O objetivo do presente trabalho é avaliar a percepção dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, a respeito do conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Para este estudo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado aos acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo mostrou-se como importante ferramenta nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para diminuir a evasão, devendo ser desenvolvido pelos(as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses(as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores(as) e coordenadores(as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades do corpo discente em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.

Biografía del autor/a

Laiser dos Santos Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é mestrando do Programa de pós-graduação em geografia, atua como técnico em t.i. na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria

Es Licenciado en Educación Física por la Universidad Federal de Santa María (1987), Maestría en Educación y Doctorado por el Programa de Posgrado en Educación del Centro de Educación de la UFSM. Actualmente es Profesor Asociado del Departamento de Administración Escolar/UFSM. Se desempeñó en Educación Básica como docente regente, coordinadora pedagógica y asesora pedagógica en Secretarías de Educación. Se desempeña en extensión universitaria como consultora de Sistemas de Enseñanza y Unidades Escolares en la organización de procesos de gestión. La investigación se centra en los siguientes temas: políticas educativas, organización y desarrollo del trabajo escolar y docente, formación continua de los docentes.

Citas

ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância: Censo EaD 2022. São Paulo, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/z8qeN. Acesso em 05 ago. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, : Inep, 2022a. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Acesso em: 7 jul. 2023.

CONJUR - Consultor Jurídico. Consultório jurídico. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil, São Paulo, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/024xu. Acesso em 14 ago. 2023

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Brasília, Acesso em ago. 2023.

Lima, M. A. de A.; Sá, E. M. O.; Pinto, A. de C. (2014). Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso do curso de bacharelado de Administração Pública. In XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (XI Esud) . 2). Florianópolis: p. 732-2.747 Disponível em: https://link.ufms.br/LTclc. Acesso em 05 ago. 2023

PEDROSA, Rafael Alves; NUNES, Danilo. O desafio da evasão em cursos superiores na modalidade EaD. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.

TOKARNIA, Mariana. Educação superior à distância cresce em ritmo acelerado. Agência Brasil, v. 28, p. 2017-05, 2017.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Pesquisa quantitativa ou qualitativa na enfermagem? Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 3, n. 4, set. 2009.

MARTINS, Ronei Ximenes et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud). 2012. p. 1-12.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

dos Santos Mello, L., & Rosa Gama, M. E. (2024). AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB. SUD, 11. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/147

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias