AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB
Palabras clave:
Evasão, EaD, Moodle, Tutoria, WhatsAppResumen
O objetivo do presente trabalho é avaliar a percepção dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, a respeito do conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Para este estudo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado aos acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo mostrou-se como importante ferramenta nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para diminuir a evasão, devendo ser desenvolvido pelos(as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses(as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores(as) e coordenadores(as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades do corpo discente em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.
Citas
ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância: Censo EaD 2022. São Paulo, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/z8qeN. Acesso em 05 ago. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, : Inep, 2022a. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Acesso em: 7 jul. 2023.
CONJUR - Consultor Jurídico. Consultório jurídico. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil, São Paulo, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/024xu. Acesso em 14 ago. 2023
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Brasília, Acesso em ago. 2023.
Lima, M. A. de A.; Sá, E. M. O.; Pinto, A. de C. (2014). Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso do curso de bacharelado de Administração Pública. In XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (XI Esud) . 2). Florianópolis: p. 732-2.747 Disponível em: https://link.ufms.br/LTclc. Acesso em 05 ago. 2023
PEDROSA, Rafael Alves; NUNES, Danilo. O desafio da evasão em cursos superiores na modalidade EaD. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.
TOKARNIA, Mariana. Educação superior à distância cresce em ritmo acelerado. Agência Brasil, v. 28, p. 2017-05, 2017.
SANTOS, Silvana Sidney Costa. Pesquisa quantitativa ou qualitativa na enfermagem? Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 3, n. 4, set. 2009.
MARTINS, Ronei Ximenes et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud). 2012. p. 1-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Laiser dos Santos Mello, Maria Eliza Rosa Gama
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.