AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EAD/UAB
Keywords:
Evasão, EaD, Moodle, Tutoria, WhatsAppAbstract
O objetivo do presente trabalho é avaliar a percepção dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, a respeito do conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Para este estudo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado aos acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo mostrou-se como importante ferramenta nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para diminuir a evasão, devendo ser desenvolvido pelos(as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses(as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores(as) e coordenadores(as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades do corpo discente em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.
References
ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância: Censo EaD 2022. São Paulo, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/z8qeN. Acesso em 05 ago. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, : Inep, 2022a. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Acesso em: 7 jul. 2023.
CONJUR - Consultor Jurídico. Consultório jurídico. Evasão e qualidade de cursos EAD são angústias do ensino superior no Brasil, São Paulo, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/024xu. Acesso em 14 ago. 2023
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: https://link.ufms.br/nXshG. Brasília, Acesso em ago. 2023.
Lima, M. A. de A.; Sá, E. M. O.; Pinto, A. de C. (2014). Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso do curso de bacharelado de Administração Pública. In XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (XI Esud) . 2). Florianópolis: p. 732-2.747 Disponível em: https://link.ufms.br/LTclc. Acesso em 05 ago. 2023
PEDROSA, Rafael Alves; NUNES, Danilo. O desafio da evasão em cursos superiores na modalidade EaD. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.
TOKARNIA, Mariana. Educação superior à distância cresce em ritmo acelerado. Agência Brasil, v. 28, p. 2017-05, 2017.
SANTOS, Silvana Sidney Costa. Pesquisa quantitativa ou qualitativa na enfermagem? Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 3, n. 4, set. 2009.
MARTINS, Ronei Ximenes et al. O perfil sociodemográfico de candidatos a cursos de licenciatura a distância e os objetivos da Universidade Aberta do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (IX Esud). 2012. p. 1-12.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Laiser dos Santos Mello, Maria Eliza Rosa Gama
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.