CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Autores/as

  • Lui Nornberg Universidade Federal de Pelotas
  • Christiano Martino Otero Avila Universidade Federal de Pelotas
  • Rosaura Espírito Santo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Referenciais Pedagógicos, Princípios Pedagógicos, Tecnologias Educacionais Digitais

Resumen

 O presente artigo apresenta uma sugestão de Referenciais Pedagógicos a serem utilizados para o desenvolvimento de processos educacionais com o uso de recursos educacionais digitais, expondo as concepções e os princípios pedagógicos que delineiam a educação mediada pelas tecnologias educacionais digitais. O processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade passa necessariamente pelo domínio da utilização dos recursos digitais. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar concepções e princípios que possam fundamentar e apoiar o uso de recursos educacionais digitais auxiliando na proposição e apoio à implementação de metodologias pedagógicas e na cocriação de projetos educacionais, englobando o ensino, a pesquisa e a extensão. O caminho metodológico foi uma pesquisa de cunho bibliográfico. Através da revisão bibliográfica foi possível elencar sete princípios que orientam o fazer docente nos ambientes virtuais de aprendizagem, estes por sua vez possibilitaram a elaboração de documentos orientadores e tutoriais, bem como oficinas de capacitação para docentes e estudantes. Estas ações sinalizaram que as transformações sensoriais e intelectuais, que permitem novos saberes, novas formas de organização, novas vivências e nova mobilidade social, possibilitando, também, tempos de fragilidades de fronteiras, de territórios informacionais recombinantes de erosão da autoria, de novas configurações de tempo e de espaço e de contínua produção de nós mesmos e de nossos contextos.

Biografía del autor/a

Lui Nornberg, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Christiano Martino Otero Avila, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil (2020).
Docente da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Rosaura Espírito Santo da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas, Brasil (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2017). Professor Ajunto A da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Citas

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Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Nornberg, L., Martino Otero Avila, C., Espírito Santo da Silva, R., & Medianeira Bolzan, L. (2024). CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS. SUD, 12. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/141

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias