CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Palabras clave:
Referenciais Pedagógicos, Princípios Pedagógicos, Tecnologias Educacionais DigitaisResumen
O presente artigo apresenta uma sugestão de Referenciais Pedagógicos a serem utilizados para o desenvolvimento de processos educacionais com o uso de recursos educacionais digitais, expondo as concepções e os princípios pedagógicos que delineiam a educação mediada pelas tecnologias educacionais digitais. O processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade passa necessariamente pelo domínio da utilização dos recursos digitais. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar concepções e princípios que possam fundamentar e apoiar o uso de recursos educacionais digitais auxiliando na proposição e apoio à implementação de metodologias pedagógicas e na cocriação de projetos educacionais, englobando o ensino, a pesquisa e a extensão. O caminho metodológico foi uma pesquisa de cunho bibliográfico. Através da revisão bibliográfica foi possível elencar sete princípios que orientam o fazer docente nos ambientes virtuais de aprendizagem, estes por sua vez possibilitaram a elaboração de documentos orientadores e tutoriais, bem como oficinas de capacitação para docentes e estudantes. Estas ações sinalizaram que as transformações sensoriais e intelectuais, que permitem novos saberes, novas formas de organização, novas vivências e nova mobilidade social, possibilitando, também, tempos de fragilidades de fronteiras, de territórios informacionais recombinantes de erosão da autoria, de novas configurações de tempo e de espaço e de contínua produção de nós mesmos e de nossos contextos.
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