EVENTO CIENTÍFICO MULTICAMPI NO MOODLE ABERTA
DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS ÀS ADAPTAÇÕES SISTÊMICAS
Palabras clave:
Metodologia, Evento Científico, Moodle, TDIC, UFPR Aberta.Resumen
Faz parte da vida acadêmica a promoção e a participação em eventos científicos para a divulgação e publicização das pesquisas realizadas na Universidade. Com a pandemia de COVID-19, essa prática, até então realizada presencialmente, foi inviabilizada dada a adoção do distanciamento social como medida de contenção da doença. Diante dessa nova realidade, fez-se necessária a adoção de novas estratégias para a manutenção das atividades acadêmicas valendo-se do uso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de práticas administrativo-pedagógicas e de adaptações sistêmicas para a promoção do maior evento científico multicampi na Universidade Federal do Paraná - UFPR, denominado Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), celebrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, UFPR Aberta. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa descrita em que se detalha os procedimentos, os recursos tecnológicos, as práticas administrativo-pedagógicas adotadas e as adaptações realizadas para a sincronização dos sistemas UFPR e a UFPR Aberta. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de uma metodologia de criação de evento científico no Moodle UFPR Aberta possibilitando adesão e participação substancial do público, permitindo não só o convívio entre os membros da comunidade acadêmica como também a sociabilização das pesquisas científicas e dos trabalhos desenvolvidos nos Programas institucionais pela comunidade externa.
Citas
CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A Formação de novos quadros para CT&I: avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic). Brasília,: 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/btn8D Acesso em: 15 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/LIWWg . Acesso em: 15 ago. 2023.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. Cengage Learning Editores, 2003.
MACIEL, Bruno Soares et al. IX Fórum de Educação a Distância Do Instituto Federal de Brasília: Experiências e Avaliação de Evento On-line. Diálogos Sobre EaD, p. 119, 2021.
ROBNETT, R.D.; CHEMERS, M.M.; ZURBRIGGEN, E.L. Longitudinal associations among undergraduates’ research experience, self-efficacy, and identity. In: J. Res. Sci. Teach. v. 52, p. 847–867, 2015.
. Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/PWw1R Acesso em 08 ago. 2023.
UNESCO. UNESCO Recommendation on Open Science: An Upcoming Milestone in Global Science. Science Diplomacy, p. 39, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wBHUb . Acesso em: 08 ago. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Geovana Gentili Santos, Anderson S. Marcolino, C. Y. Ishida, Sarah Menon
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.