EVENTO CIENTÍFICO MULTICAMPI NO MOODLE ABERTA
DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS ÀS ADAPTAÇÕES SISTÊMICAS
Keywords:
Metodologia, Evento Científico, Moodle, TDIC, UFPR Aberta.Abstract
Faz parte da vida acadêmica a promoção e a participação em eventos científicos para a divulgação e publicização das pesquisas realizadas na Universidade. Com a pandemia de COVID-19, essa prática, até então realizada presencialmente, foi inviabilizada dada a adoção do distanciamento social como medida de contenção da doença. Diante dessa nova realidade, fez-se necessária a adoção de novas estratégias para a manutenção das atividades acadêmicas valendo-se do uso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de práticas administrativo-pedagógicas e de adaptações sistêmicas para a promoção do maior evento científico multicampi na Universidade Federal do Paraná - UFPR, denominado Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), celebrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, UFPR Aberta. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa descrita em que se detalha os procedimentos, os recursos tecnológicos, as práticas administrativo-pedagógicas adotadas e as adaptações realizadas para a sincronização dos sistemas UFPR e a UFPR Aberta. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de uma metodologia de criação de evento científico no Moodle UFPR Aberta possibilitando adesão e participação substancial do público, permitindo não só o convívio entre os membros da comunidade acadêmica como também a sociabilização das pesquisas científicas e dos trabalhos desenvolvidos nos Programas institucionais pela comunidade externa.
References
CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A Formação de novos quadros para CT&I: avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic). Brasília,: 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/btn8D Acesso em: 15 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://link.ufms.br/LIWWg . Acesso em: 15 ago. 2023.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. Cengage Learning Editores, 2003.
MACIEL, Bruno Soares et al. IX Fórum de Educação a Distância Do Instituto Federal de Brasília: Experiências e Avaliação de Evento On-line. Diálogos Sobre EaD, p. 119, 2021.
ROBNETT, R.D.; CHEMERS, M.M.; ZURBRIGGEN, E.L. Longitudinal associations among undergraduates’ research experience, self-efficacy, and identity. In: J. Res. Sci. Teach. v. 52, p. 847–867, 2015.
. Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Unidade. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 (PDI). Curitiba, 2022. Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC). Disponível em: https://link.ufms.br/PWw1R Acesso em 08 ago. 2023.
UNESCO. UNESCO Recommendation on Open Science: An Upcoming Milestone in Global Science. Science Diplomacy, p. 39, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wBHUb . Acesso em: 08 ago. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geovana Gentili Santos, Anderson S. Marcolino, C. Y. Ishida, Sarah Menon
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.