PARA ONDE FORAM OS REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS?

Autores/as

  • Márcia Augusta de Almeida Universidade Federal de São Paulo
  • Paula Carolei Universidade Federal de São Paulo
  • Gisele Grinevicius Garbe Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2457-7528

Palabras clave:

Recurso educacional digital, Recurso educacional aberto, Educação aberta, Repositórios de REA, Plataformização da educação

Resumen

Esse artigo problematiza o quanto o processo de plataformização está sufocando os repositórios de recursos educacionais abertos e ameaçando alguns princípios da Educação Aberta, assim como trazendo impactos a um modelo de educação mais colaborativo e emancipador. Partiu-se da dificuldade de professores de educação básica em localizar recursos educacionais digitais e identificou-se um cenário de descontinuidade e desatualização de repositórios anteriormente comprometidos com o movimento de ampliação ao uso de recursos educacionais aberto. Ao ampliar o foco da investigação, chegou-se ao avanço das plataformas digitais sobre o setor da educação, que se apresentam como soluções comerciais a gestores educacionais, professores e estudantes, instituições de ensino e também segmentos de governos. Entretanto, os efeitos decorrentes para o processo educacional propriamente e para os atores nele envolvidos ainda não são plenamente conhecidos. Além das incertezas e inseguranças relacionadas ao compartilhamento de dados pessoais e institucionais com as plataformas sem o conhecimento e garantia sobre como serão empregados, há o entendimento de que os grandes investimentos no modelo de produção e distribuição de recursos educacionais como produtos e serviços está enfraquecendo as iniciativas e políticas públicas que envolvem fomento à produção, compartilhamento e uso de recursos educacionais abertos.

Biografía del autor/a

Márcia Augusta de Almeida, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Física pela USP (2018), graduanda em Tecnologia em Design Educacional pela Unifesp. Editora de materiais didáticos de Educação Básica na área de Ciências da Natureza.

Paula Carolei, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993 e foi, por 5 anos, coordenadora dos cursos Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior do SENAC-SP (2008 a 2013) e por 2 anos foi pesquisadora do LPAI (Laboratório de Pesquisas em Ambientes Interativos) no SENAC. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP na área de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta e foi coordenadora da graduação em tecnologia em Design Educacional de 2017 a 2020 e faz parte do Grupo de Pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Educacionais). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Práticas Pedagógicas, Novas Tecnologias e Educação (principalmente EaD on-line, Gamificação e Design Instrucional), Ensino de Ciências e Biologia, Educação Simbólica, Tecnologias Assistivas e Inclusão e Metodologia de Pesquisa (especialmente Design Research).

Gisele Grinevicius Garbe, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências (Unifesp) com pesquisa realizada sobre Sucesso e Evasão em Cursos de Especialização a Distância na área da Saúde, mestrado em Ciências Biológicas (Unifesp), especialização em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Unifesp). Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE). Membro do grupo de pesquisa LEC - Linguagem, Educação e Cibercultura. Atuação e experiência em design educacional, gestão de cursos na modalidade EAD, educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação.

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Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Augusta de Almeida, M., Carolei, P., & Grinevicius Garbe, G. (2024). PARA ONDE FORAM OS REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS?. SUD, 14. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/137

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização