O NOVO NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Palabras clave:
Neoliberalismo, Novo Neoliberalismo, Empreendedor de si., Mercado., Educação a distância (EaD)Resumen
Neste ensaio, problematizamos a expansão do ensino superior no Brasil por meio da educação a distância (EaD) e buscamos, para tanto, suas conexões com a lógica neoliberal e de mercado vigentes. Pretendemos, desse modo, problematizar os sentidos (ocultos ou não) que emergem do argumento político democratizante acerca da oferta em massa de cursos EaD, como se a franca expansão da oferta simbolizasse o valor supremo do ideal democrático. Neste ensaio, buscaremos lançar luz à questão a partir do atual estágio do capitalismo, que tem como pano de fundo o investimento nas pessoas como forma de produção e reprodução do acúmulo de capital. Compreendemos, para tanto, seguindo o pensamento de Dardot e Laval (2016), que o neoliberalismo supera o reducionismo econômico e ideológico, convertendo-se em uma nova razão de mundo disseminada nas relações sociais e em todas as dimensões da vida. Além disso, ampliamos a discussão a partir da elaboração de Socarrás (2011), para quem o neoliberalismo das privatizações cede espaço para a empresarialização e gerenciamento gestionário como novas características do “novo neoliberalismo”. A partir desse breve contexto, buscamos situar a EaD como modalidade educacional alinhada a tais pressupostos e destinada à formação do homem neoliberal, de quem se espera ser um “empreendedor de si”, um homem competitivo, sujeito às leis da competição global. Assim, a articulação entre a materialização das políticas públicas por meio de uma leitura do temperamento político é fundamental para compreender os aspectos ideológicos que as constituem e, mais do que isso, seu alinhamento aos interesses do mercado e do capitalismo avançado.
Citas
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre desenvolvimento mundial 1997: o Estado num mundo em transformação. Washington/DC: Banco Mundial, 1997. p. 1-39.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COSTA, C. F., SILVA, S. M. G. Novo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no Brasil. Read. Revista Eletrônica de Administração (porto alegre), 25 (3), 6-35. Disponível em: https://link.ufms.br/uIMeh. Acesso em 26. Ago. 2023.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 402 p, 2016.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais. São Paulo: Vestígio, 2023.
PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Un ensayo sobre la depravación total. Nuevo Neoliberalismo Académico y Capitalismo ‘por posesión, Revista Izquierda, Bogotá, n. 14, ago., pp. 18-23, 2011.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: editora Ayné, 2020.
______. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis, RJ, 1985.
QUEIROZ, F. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Cad. CRH (Internet). Jan, 31 (82); 2018.
QUIROGA, Fernando Lionel. A EDUCAÇÃO PÚBLICA SOB AMEAÇA: OS PERIGOS DA CORRIDA MERCANTILISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 17, fev. 2023. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/ojFnQ. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/8HJQI.
QUIROGA, Fernando Lionel. A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA (EAD) E SUAS INTERFACES COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A INTENSIFICAÇÃO DAS DESIGUALDADES. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 16, ago. 2022. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://link.ufms.br/0e68O. Acesso em: 25 ago. 2023. doi:https://link.ufms.br/O0tjA.
QUIROGA, Fernando Lionel. Neoliberalismo é racismo. 25 mai. 2023, Brasil 247. Disponível em: https://link.ufms.br/wth9H. Acesso em 25 ago. 2023.
SANTOS, Ana Caroline; OLIVEIRA, Gislene Lisboa; QUIROGA, Fernando Lionel. O ensino remoto emergencial no contexto da pandemia e a intensificação das desigualdades. Revista Ciências & Ideias. V. 13, N. 3, jul-set. 2022. ISSN 2176-1477. Disponível em: https://link.ufms.br/zO0LI. Acesso em: 25 ago. 2023.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernando Lionel Quiroga, Gercinair Silvério Gandara, Ulisses Pereira Terto Neto, Rosivaldo Pereira Almeida

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.