INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO DOCENTE
CHATGPT, ALIADO OU VILÃO?
Palabras clave:
Inteligência ArtificialTrabalho Docente. ChatGPT. Chatbot.Resumen
. O presente relato de experiência pessoal e profissional de duas professoras discute as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no sentido de colaborar com o trabalho docente. Assim, é feita uma abordagem de como a IA pode ser usada no planejamento e organização de propostas didáticas, ressaltando os seus benefícios e desafios. Por meio dessas vivências com as Inteligências Artificiais, foi selecionado o ChatGPT para as discussões propostas. A sua escolha ocorreu em razão da sua rápida popularização, assim como, da sua capacidade em gerar informações instantâneas. As experiências pessoais destacam que o ChatGPT tem implicações relevantes para o trabalho docente, fornecendo recursos interativos, funcionando como assistentes virtuais. O ChatGPT também contribui para a organização do tempo do docente, gerando em segundos propostas de atividades que demandariam minutos ou horas. Quanto aos aspectos negativos, a IA pode, quando mal utilizada, reforçar estigmas ou mesmo gerar desinformação, além de ser uma real ameaça para extinção de determinados postos de trabalho. Para concluir, o ChatGPT possui potencial promissor para o trabalho docente, desde que a apropriação seja cuidadosa e responsável. Experiências pessoais destacam o papel fundamental do usuário que utiliza bons comandos, resultando em boas respostas da IA, gerando, assim, propostas de atividades diferenciadas e inovadoras. Com o uso consciente e crítico, o ChatGPT pode somar aos processos qualitativos e colaborativos de ensino e aprendizagem e promover desenvolvimento educacional participativo.
Citas
BARBOSA, Xênia de Castro. BEZERRA, Ruth Ferreira. Breve introdução à história da Inteligência Artificial. Jamaxi, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/meG61.
PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.
SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Nº. 14, setembro-dezembro 2014, p.23-34.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciana Helena da Silva Brito, Maria Cristina Lima Paniago
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.