INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO DOCENTE
CHATGPT, ALIADO OU VILÃO?
Keywords:
Inteligência ArtificialTrabalho Docente. ChatGPT. Chatbot.Abstract
. O presente relato de experiência pessoal e profissional de duas professoras discute as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no sentido de colaborar com o trabalho docente. Assim, é feita uma abordagem de como a IA pode ser usada no planejamento e organização de propostas didáticas, ressaltando os seus benefícios e desafios. Por meio dessas vivências com as Inteligências Artificiais, foi selecionado o ChatGPT para as discussões propostas. A sua escolha ocorreu em razão da sua rápida popularização, assim como, da sua capacidade em gerar informações instantâneas. As experiências pessoais destacam que o ChatGPT tem implicações relevantes para o trabalho docente, fornecendo recursos interativos, funcionando como assistentes virtuais. O ChatGPT também contribui para a organização do tempo do docente, gerando em segundos propostas de atividades que demandariam minutos ou horas. Quanto aos aspectos negativos, a IA pode, quando mal utilizada, reforçar estigmas ou mesmo gerar desinformação, além de ser uma real ameaça para extinção de determinados postos de trabalho. Para concluir, o ChatGPT possui potencial promissor para o trabalho docente, desde que a apropriação seja cuidadosa e responsável. Experiências pessoais destacam o papel fundamental do usuário que utiliza bons comandos, resultando em boas respostas da IA, gerando, assim, propostas de atividades diferenciadas e inovadoras. Com o uso consciente e crítico, o ChatGPT pode somar aos processos qualitativos e colaborativos de ensino e aprendizagem e promover desenvolvimento educacional participativo.
References
BARBOSA, Xênia de Castro. BEZERRA, Ruth Ferreira. Breve introdução à história da Inteligência Artificial. Jamaxi, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/meG61.
PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.
SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Nº. 14, setembro-dezembro 2014, p.23-34.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luciana Helena da Silva Brito, Maria Cristina Lima Paniago
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.