INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO DOCENTE

CHATGPT, ALIADO OU VILÃO?

Authors

  • Luciana Helena da Silva Brito IFMA
  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco

Keywords:

Inteligência ArtificialTrabalho Docente. ChatGPT. Chatbot.

Abstract

. O presente relato de experiência pessoal e profissional de duas professoras discute as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no sentido de colaborar com o trabalho docente. Assim, é feita uma abordagem de como a IA pode ser usada no planejamento e organização de propostas didáticas, ressaltando os seus benefícios e desafios. Por meio dessas vivências com as Inteligências Artificiais, foi selecionado o ChatGPT para as discussões propostas.  A sua escolha ocorreu em razão da sua rápida popularização, assim como, da sua capacidade em gerar informações instantâneas.  As experiências pessoais destacam que o ChatGPT tem implicações relevantes para o trabalho docente, fornecendo recursos interativos, funcionando como assistentes virtuais. O ChatGPT também contribui para a organização do tempo do docente, gerando em segundos propostas de atividades que demandariam minutos ou horas. Quanto aos aspectos negativos, a IA pode, quando mal utilizada, reforçar estigmas ou mesmo gerar desinformação, além de ser uma real ameaça para extinção de determinados postos de trabalho.  Para concluir, o ChatGPT possui potencial promissor para o trabalho docente, desde que a apropriação seja cuidadosa e responsável. Experiências pessoais destacam o papel fundamental do usuário que utiliza bons comandos, resultando em boas respostas da IA, gerando, assim, propostas de atividades diferenciadas e inovadoras. Com o uso consciente e crítico, o ChatGPT pode somar aos processos qualitativos e colaborativos de ensino e aprendizagem e promover desenvolvimento educacional participativo.

Author Biography

Luciana Helena da Silva Brito, IFMA

Professora EBTT do IFMA. Especialista em Inovação na Educação. Doutora em Geografia. Pós-Doutoranda em Educação, Tecnologia e Formação Docente na Universidade Católica Dom Bosco.

References

BARBOSA, Xênia de Castro. BEZERRA, Ruth Ferreira. Breve introdução à história da Inteligência Artificial. Jamaxi, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/meG61.

PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.

SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. A cultura digital na formação de professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Nº. 14, setembro-dezembro 2014, p.23-34.

Published

2024-01-15

How to Cite

da Silva Brito, L. H., & Lima Paniago, M. C. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO DOCENTE: CHATGPT, ALIADO OU VILÃO?. SUD. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/131

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais