DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS)
DIVERSOS CAMPOS E ESPAÇOS
Palabras clave:
Docência, Experiências, Campos de atuação, PedagogiaResumen
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar uma ação dialógica e reflexiva desenvolvida na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente curricular para o 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância de uma Universidade pública mineira, em parceria com pedagogos (as) de diversas regiões do Brasil. A atividade se pautou na seguinte problemática educativa: Como promover a aprendizagem significativa na percepção dos leques de oportunidades no campo de atuação de um (a) pedagogo (a)? Para a realização dessa ação participaram professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos (as) que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais, dentre outros). Em termos metodológicos, foi realizado em formato de mesa redonda, on-line, que se enquadra no trabalho desenvolvido pela Diretoria Aberta e a Distância (DEAD). Para isso, foram realizadas web conferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contou com carga horária equivalente a 2 horas. Os debates contaram com a presença de docentes de diversos estados do Brasil, são eles: Rondônia, Pará, São Paulo e Minas Gerais. Considera-se o momento como oportunidade de socializar experiências práticas. Como resultado desse intercâmbio de saberes, foi possível constatar a ampliação de parcerias educativas, novas interações culturais de nossos alunos e docentes e uma melhor compreensão dos campos de atuação desse profissional.
Citas
CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; BALDASSO, Julio Cesar. DOSSIÊ - Pierre Bourdieu - após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em Educação? Educação em Revista, n.38, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Pj1G3. Acesso em: 15 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIB NEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, 2001.
LIB NEO, José. Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thayná Luana Borges, Carlos Roberto Massao Hayashi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.