DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGOS (AS)
DIVERSOS CAMPOS E ESPAÇOS
Keywords:
Docência, Experiências, Campos de atuação, PedagogiaAbstract
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar uma ação dialógica e reflexiva desenvolvida na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente curricular para o 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância de uma Universidade pública mineira, em parceria com pedagogos (as) de diversas regiões do Brasil. A atividade se pautou na seguinte problemática educativa: Como promover a aprendizagem significativa na percepção dos leques de oportunidades no campo de atuação de um (a) pedagogo (a)? Para a realização dessa ação participaram professores da rede pública municipal, estadual e particular da região e fora dela, bem como pedagogos (as) que atuam nas áreas de pesquisa, ensino e extensão nos mais diversos espaços (hospitais, empresas, universidades, programas sociais, dentre outros). Em termos metodológicos, foi realizado em formato de mesa redonda, on-line, que se enquadra no trabalho desenvolvido pela Diretoria Aberta e a Distância (DEAD). Para isso, foram realizadas web conferências subdivididas em quatro blocos, sendo que cada uma contou com carga horária equivalente a 2 horas. Os debates contaram com a presença de docentes de diversos estados do Brasil, são eles: Rondônia, Pará, São Paulo e Minas Gerais. Considera-se o momento como oportunidade de socializar experiências práticas. Como resultado desse intercâmbio de saberes, foi possível constatar a ampliação de parcerias educativas, novas interações culturais de nossos alunos e docentes e uma melhor compreensão dos campos de atuação desse profissional.
References
CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; BALDASSO, Julio Cesar. DOSSIÊ - Pierre Bourdieu - após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em Educação? Educação em Revista, n.38, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Pj1G3. Acesso em: 15 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIB NEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, 2001.
LIB NEO, José. Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thayná Luana Borges, Carlos Roberto Massao Hayashi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.