O PROCESSO DE AUTORIA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Palabras clave:
Filosofia da Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa , Processo de autoria, Ensino a distânciaResumen
O objetivo deste relato de experiência é apresentar o relato de uma atividade de produção textual do gênero discursivo autobiografia. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do primeiro período do curso de Pedagogia EaD, tendo como base uma metodologia de ensino de língua materna pautada na Filosofia da Linguagem que argumenta sobre a necessidade do ensino de uma língua viva e concreta. Isso porque a autoria, nessa perspectiva, é fundamental para o processo de constituição humana, pois é por meio da linguagem que o ser humano interage socialmente e apropria da cultura produzida pela humanidade ao longo dos séculos. As interações sociais ocorrem por meio de enunciados discursivos que são escolhidos a partir das intenções comunicativas. O ensino da Língua Portuguesa nas escolas não pode ser desvinculado das situações concretas de comunicação e isso requer o texto, aqui entendido como enunciado, como núcleo do ensino. Desenvolver a disciplina de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita nessa perspectiva possibilitou que os alunos, futuros professores, compreendessem a importância da apropriação da língua materna por meio de enunciados concretos. Além disso, a experiência de formação de alunos autores mostrou-se positiva uma vez que por meio do texto verbal e não verbal, os alunos tiveram a oportunidade de ler diferentes textos para construírem os seus repertórios de escrita, fazerem uso das estratégias de leitura e percebem o ato de escrever como prática reflexiva que exige planejamento, leituras, revisões e reescritas.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKTHIN, Mikhail (1895 – 1975). Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira et. al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p 45-114.
HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação de autoria em alunos do ensino médio técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Z3XCv. Acesso em: 27 jun. 2023.
RAMOS, Graciliano. Conversas. São Paulo: Record, 2014.
YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Andreia dos Santos Oliveira, Anabela Aparecida Silva Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.