O PROCESSO DE AUTORIA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Autores/as

  • Andreia dos Santos Oliveira Instituto Federal de Rondônia
  • Anabela Aparecida Silva Barbosa Instituto Federal de Rondônia

Palabras clave:

Filosofia da Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa , Processo de autoria, Ensino a distância

Resumen

O objetivo deste relato de experiência é apresentar o relato de uma atividade de produção textual do gênero discursivo autobiografia. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do primeiro período do curso de Pedagogia EaD, tendo como base uma metodologia de ensino de língua materna pautada  na Filosofia da Linguagem que argumenta sobre a necessidade do ensino de uma língua viva e concreta. Isso porque a autoria, nessa perspectiva, é fundamental para o processo de constituição humana, pois é por meio da linguagem que o ser humano interage socialmente e apropria da cultura produzida pela humanidade ao longo dos séculos. As interações sociais ocorrem por meio de enunciados discursivos que são escolhidos a partir das intenções comunicativas. O ensino da Língua Portuguesa nas escolas não pode ser desvinculado das situações concretas de comunicação e isso requer o texto, aqui entendido como enunciado, como núcleo do ensino. Desenvolver a disciplina de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita nessa perspectiva possibilitou que os alunos, futuros professores, compreendessem a importância da apropriação da língua materna por meio de enunciados concretos. Além disso, a experiência de formação de alunos autores mostrou-se positiva uma vez que por meio do texto verbal e não verbal, os alunos tiveram a oportunidade de ler diferentes textos para construírem os seus repertórios de escrita, fazerem uso das estratégias de leitura e percebem o ato de escrever como prática reflexiva que exige planejamento, leituras, revisões e reescritas.

Biografía del autor/a

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Doutora e mestra em Educação. Licenciada em Letras/Literatura. É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia campus Porto Velho Zona Norte.

Anabela Aparecida Silva Barbosa, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela ICE/MT e em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Graduação em Pedagogia e Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância,Linguagem, Planejamento e Gestão de Sistemas Escolares, Coordenação Pedagógica. Avaliação Educacional, Tecnologias de Aprendizagem, Mineração de Dados, Pesquisa-ação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Direito Eleitoral, Estado e Democracia, Gestão Pública, Direito Administrativo, Direito Constitucional. Atuação na Coordenação da Universidade Aberta do Brasil/IFRO e na Coordenação Pedagógica de Cursos EaD. Pesquisadora do GEPED (Grupo de Pesquisa em Educação a Distância) GEPISA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia) GEP (Grupo de Estudos Pedagógicos).

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKTHIN, Mikhail (1895 – 1975). Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira et. al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p 45-114.

HELBEL, Dioneia Foschiani. A formação de autoria em alunos do ensino médio técnico no processo de criação de enunciados do gênero crônica por meio da atividade de estudo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/Z3XCv. Acesso em: 27 jun. 2023.

RAMOS, Graciliano. Conversas. São Paulo: Record, 2014.

YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

dos Santos Oliveira, A., & Silva Barbosa, A. A. (2024). O PROCESSO DE AUTORIA AUTOBIOGRÁFICA DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SUD, 9. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/11

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias