EL USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA

UNA INVESTIGACIÓN-ACCIÓN PARTICIPATIVA

Autores/as

  • Gisele Rodrigues Soncini UniCesumar
  • João Paulo Bittencourt UniCesumar
  • Dean Gomes de Oliveira UniCesumar https://orcid.org/0000-0001-5967-0170
  • Marcia Maria Previato de Souza UniCesumar

Palabras clave:

Recursos tecnológicos; educación; pensamiento de juegos, guiones gráficos; BNCC.

Resumen

Documentos educativos como los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) y la Base Curricular Común Nacional (BNCC), traen en sus escritos la importancia del uso de los recursos tecnológicos en las prácticas educativas y esto como un gran aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es resaltar una práctica educativa que se llevó a cabo a través de un programa de alfabetización digital ofrecido por una institución privada en el estado de Paraná, para una clase de 6 º grado de la escuela primaria, utilizando una metodología de investigación acción, donde los recursos tecnológicos fueron utilizados, disponibles en Internet de forma gratuita. La actividad se desarrolló en 3 momentos: problematización, experiencia y solución, puesta en práctica en 3 momentos. Con la realización de esta actividad, llevamos a los estudiantes a comprender los problemas del mundo, presentados por los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible de la ONU (17 ODS), en una práctica donde pudimos resaltar las herramientas tecnológicas, mostrando las posibilidades existentes de recursos que se pueden utilizar. en diversos contenidos y disciplinas. Los resultados mostraron cómo el uso de las tecnologías proporcionó un mayor compromiso y participación efectiva de los estudiantes durante todo el proceso, demostrando que, de hecho, es posible realizar una práctica atractiva y efectiva para el proceso de enseñanza y aprendizaje de cara a una buena planificación.

Biografía del autor/a

Gisele Rodrigues Soncini, UniCesumar

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maringá (2010), especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2016), especialista em Docência Superior pela Unicesumar (2017), especialista em Gestão Educacional pela Unicesumar (2020) e especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2020). Atualmente é Professora Mediadora do curso de Pedagogia à distância da Unicesumar. Professora na Rede Municipal de Maringá. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação - GPFOPPE cadastrado no CNPq.

João Paulo Bittencourt, UniCesumar

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculando-se à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Especialista em EaD e as tecnologias Educacionais (2014), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar (2017). É docente da Educação Básica no Colégio Objetivo de Maringá e da Unicesumar, nesta última trabalha na Educação a Distância - EaD e orienta Projeto de Iniciação Científica na área da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa EaD e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq.

Dean Gomes de Oliveira, UniCesumar

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2013), graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2016), graduação em Pedagogia - CEI - Centro Educacional Integrado (2021), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2020), com doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha. Atualmente é professor - UNESPAR - Campus Apucarana, Unicesumar e professor concursado SED-MS.

Marcia Maria Previato de Souza , UniCesumar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é coordenação - curso licenciatura em pedagogia do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor na pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá, , supervisora e orientadora do estágio do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá e avaliadora do basis - ead e presencial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação (GPFOPPE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq, por meio de vínculo com a Diretoria de Pesquisa da UniCesumar - Campi Maringá/PR, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, prática, ead, teoria e tutor presencial.

Citas

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/s7PJy. Acesso em: 6 set. 2021.

DEWEY, John.Democracia e educação:introdução à filosofia da educação. Trad. Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DOMS, Carolina. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/h2JI7. Acesso 20 set. 2023.

NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e Etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 1, n. 1, jun. 2006. Disponível em: f. https://link.ufms.br/ADyzc. Acesso em: 6 set. 2021.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Rodrigues Soncini, G., Bittencourt, J. P., Gomes de Oliveira, D., & Previato de Souza , M. M. (2024). EL USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA: UNA INVESTIGACIÓN-ACCIÓN PARTICIPATIVA. SUD, 11. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/109

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais