THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES IN ELEMENTARY EDUCATION

A PARTICIPATORY RESEARCH-ACTION

Authors

  • Gisele Rodrigues Soncini UniCesumar
  • João Paulo Bittencourt UniCesumar
  • Dean Gomes de Oliveira UniCesumar https://orcid.org/0000-0001-5967-0170
  • Marcia Maria Previato de Souza UniCesumar

Keywords:

Technological resources; education; game thinking, storyboarding; BNCC.

Abstract

Educational documents such as the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC), bring in their writings the importance of using technological resources in educational practices and this as a great ally in the teaching and learning process. Therefore, the objective of this research is to highlight an educational practice that took place through a digital literacy program offered by a private institution in the state of Paraná, for a 6th grade class of elementary school, using an action research methodology, where technological resources were used, available on the internet for free. The activity took place in 3 moments: problematization, experience and solution, put into practice in 3 moments. By carrying out this activity, we led students to understand the world's problems, presented by the 17 UN Sustainable Development Goals (17 SDGs), in a practice where we were able to highlight technological tools, showing the existing possibilities of resources that can be used in various contents and disciplines. The results showed how the use of technologies provided greater engagement and effective participation of students throughout the process, showing that, in fact, it is possible to carry out an attractive and effective practice for the teaching and learning process in the face of good planning.

Author Biographies

Gisele Rodrigues Soncini, UniCesumar

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maringá (2010), especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2016), especialista em Docência Superior pela Unicesumar (2017), especialista em Gestão Educacional pela Unicesumar (2020) e especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pela Unicesumar (2020). Atualmente é Professora Mediadora do curso de Pedagogia à distância da Unicesumar. Professora na Rede Municipal de Maringá. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação - GPFOPPE cadastrado no CNPq.

João Paulo Bittencourt, UniCesumar

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculando-se à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Especialista em EaD e as tecnologias Educacionais (2014), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar (2017). É docente da Educação Básica no Colégio Objetivo de Maringá e da Unicesumar, nesta última trabalha na Educação a Distância - EaD e orienta Projeto de Iniciação Científica na área da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa EaD e as Tecnologias Educacionais - GPEaDTEC cadastrado no CNPq.

Dean Gomes de Oliveira, UniCesumar

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2013), graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2016), graduação em Pedagogia - CEI - Centro Educacional Integrado (2021), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2020), com doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha. Atualmente é professor - UNESPAR - Campus Apucarana, Unicesumar e professor concursado SED-MS.

Marcia Maria Previato de Souza , UniCesumar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é coordenação - curso licenciatura em pedagogia do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor na pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá, , supervisora e orientadora do estágio do Centro de Ensino Superior de Maringá, professor titular do Centro de Ensino Superior de Maringá e avaliadora do basis - ead e presencial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação (GPFOPPE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq, por meio de vínculo com a Diretoria de Pesquisa da UniCesumar - Campi Maringá/PR, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, prática, ead, teoria e tutor presencial.

References

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/s7PJy. Acesso em: 6 set. 2021.

DEWEY, John.Democracia e educação:introdução à filosofia da educação. Trad. Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DOMS, Carolina. O que é Padlet? Veja como usar ferramenta para criar quadro virtual. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/h2JI7. Acesso 20 set. 2023.

NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e Etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 1, n. 1, jun. 2006. Disponível em: f. https://link.ufms.br/ADyzc. Acesso em: 6 set. 2021.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Published

2024-01-15

How to Cite

Rodrigues Soncini, G., Bittencourt, J. P., Gomes de Oliveira, D., & Previato de Souza , M. M. (2024). THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES IN ELEMENTARY EDUCATION: A PARTICIPATORY RESEARCH-ACTION. SUD, 11. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/109

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais