AÇÕES FORMADORAS PARA COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES QUE ATUAM EM EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Palabras clave:
Educação a distância, Formação contínua, Formação de tutores, EaDResumen
O trabalho consiste num relato de experiência sobre as ações formadoras realizadas com os coordenadores, professores, tutores presenciais e a distância que atuam na Universidade Federal do Acre (UFAC). O Núcleo de interiorização a distância atua nos oito polos Universidade aberta do Brasil (UAB) do estado do Acre (AC). Os polos UAB estão localizados nos municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Rio Branco. Foram realizados quatro encontros de forma presencial nos anos 2018, 2019, 2021, 2022. O objetivo fundamental dos encontros foi possibilitar a qualificação em exercício dos profissionais atuantes nos cursos de Licenciatura de Matemática e Física e especialização em Matemática a distância da UFAC. As atividades realizadas foram abertas para toda a comunidade universitária. Entre outros, os temas abordados nos encontros foram: funcionamento do sistema UAB e do Núcleo de interiorização e educação a distância (NIEAD). Formação, ambientação e utilização da plataforma Moodle. Parceria: Secretaria de Educação do Estado – SEE- AC– UFAC. Apresentação dos trabalhos realizados nos polos – Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Acrelândia, pelos coordenadores de polo; apresentação das novas disciplinas, dinâmica de trabalhos dos professores que as acompanharão; atribuições dos tutores a distância e presencial, plantões para tirar dúvidas, acompanhamento dos cursistas, relação com tutores/professores/alunos. Os resultados obtidos foram: a necessidade de melhorar a estrutura e funcionamento dos polos e o treinamento de tutores sobre a utilização da plataforma Moodle.
Citas
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
REIS, J. T. C.; SILVA, I. C.; SANTOS, S.; SOUZA, B. F. S.; GOMES, A. V. Relato de experiência acerca de uma proposta de formação para tutores de um curso técnico em tecnologia da informação. In: ESUD 2018 – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Natal/RN: UNIREDE, 2018.
SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 V.6, N. 22, 2010. Disponível em https://link.ufms.br/1Uk2U. Acesso em 10/09/2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Anna Marina Paes Montysuma, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Sandro Ricardo Pinto da Silva, Rogéria Gadelha dos Santos da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.