AÇÕES FORMADORAS PARA COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES QUE ATUAM EM EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Autores/as

  • Anna Carla Paes Montysuma UFAC
  • Esperanza Lucila Hernandez Angulo UFAC
  • Sandro Ricardo Pinto da Silva UFAC
  • Rogéria Gadelha dos Santos da Silva UFAC

Palabras clave:

Educação a distância, Formação contínua, Formação de tutores, EaD

Resumen

O trabalho consiste num relato de experiência sobre as ações formadoras realizadas com os coordenadores, professores, tutores presenciais e a distância que atuam na Universidade Federal do Acre (UFAC).  O Núcleo de interiorização a distância atua nos oito polos Universidade aberta do Brasil (UAB) do estado do Acre (AC). Os polos UAB estão localizados nos municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Rio Branco. Foram realizados quatro encontros de forma presencial nos anos 2018, 2019, 2021, 2022. O objetivo fundamental dos encontros foi possibilitar a qualificação em exercício dos profissionais atuantes nos cursos de Licenciatura de Matemática e Física e especialização em Matemática a distância da UFAC. As atividades realizadas foram abertas para toda a comunidade universitária. Entre outros, os temas abordados nos encontros foram: funcionamento do sistema UAB e do Núcleo de interiorização e educação a distância (NIEAD). Formação, ambientação e utilização da plataforma Moodle. Parceria: Secretaria de Educação do Estado – SEE- AC– UFAC. Apresentação dos trabalhos realizados nos polos – Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Acrelândia, pelos coordenadores de polo; apresentação das novas disciplinas, dinâmica de trabalhos dos professores que as acompanharão; atribuições dos tutores a distância e presencial, plantões para tirar dúvidas, acompanhamento dos cursistas, relação com tutores/professores/alunos. Os resultados obtidos foram: a necessidade de melhorar a estrutura e funcionamento dos polos e o treinamento de tutores sobre a utilização da plataforma Moodle.

Biografía del autor/a

Anna Carla Paes Montysuma, UFAC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1999). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Acre (2017). Mestre em Educação em Ciências e Matemática – MPECIM, pela UFAC. Pesquisa com foco nas Tecnologias Digitais na Educação e Informática na Educação e no Ensino de Matemática. Estudos na área de Educação a Distância, com interesse na área da tutoria pela Universidade Federal do Acre – Ufac.

Esperanza Lucila Hernandez Angulo, UFAC

Graduada em Instituto Pedagógico Superior de Matanzas Juan Marinello, Cuba. Mestre em Ensino de Ciências na Universidade de Matanzas, Cuba. Doutorado. Biotecnologia pela Universidade Federal do Acre- Ufac. Pesquisa com foco em ensino de Física na Ufac.

Sandro Ricardo Pinto da Silva, UFAC

Licenciado em Matemática pela Ufac. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Pesquisador Associado ao Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensina Matemática desde maio de 2019.

Rogéria Gadelha dos Santos da Silva, UFAC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre – Ufac (2022). Pesquisa com foco em Didática.

 

Citas

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

REIS, J. T. C.; SILVA, I. C.; SANTOS, S.; SOUZA, B. F. S.; GOMES, A. V. Relato de experiência acerca de uma proposta de formação para tutores de um curso técnico em tecnologia da informação. In: ESUD 2018 – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Natal/RN: UNIREDE, 2018.

SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 V.6, N. 22, 2010. Disponível em https://link.ufms.br/1Uk2U. Acesso em 10/09/2023.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Paes Montysuma, A. C., Hernandez Angulo, E. L., Pinto da Silva, S. R., & Gadelha dos Santos da Silva, R. (2024). AÇÕES FORMADORAS PARA COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES QUE ATUAM EM EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. SUD, 8. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/106

Número

Sección

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança