AÇÕES FORMADORAS PARA COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES QUE ATUAM EM EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Keywords:
Educação a distância, Formação contínua, Formação de tutores, EaDAbstract
O trabalho consiste num relato de experiência sobre as ações formadoras realizadas com os coordenadores, professores, tutores presenciais e a distância que atuam na Universidade Federal do Acre (UFAC). O Núcleo de interiorização a distância atua nos oito polos Universidade aberta do Brasil (UAB) do estado do Acre (AC). Os polos UAB estão localizados nos municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Rio Branco. Foram realizados quatro encontros de forma presencial nos anos 2018, 2019, 2021, 2022. O objetivo fundamental dos encontros foi possibilitar a qualificação em exercício dos profissionais atuantes nos cursos de Licenciatura de Matemática e Física e especialização em Matemática a distância da UFAC. As atividades realizadas foram abertas para toda a comunidade universitária. Entre outros, os temas abordados nos encontros foram: funcionamento do sistema UAB e do Núcleo de interiorização e educação a distância (NIEAD). Formação, ambientação e utilização da plataforma Moodle. Parceria: Secretaria de Educação do Estado – SEE- AC– UFAC. Apresentação dos trabalhos realizados nos polos – Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Acrelândia, pelos coordenadores de polo; apresentação das novas disciplinas, dinâmica de trabalhos dos professores que as acompanharão; atribuições dos tutores a distância e presencial, plantões para tirar dúvidas, acompanhamento dos cursistas, relação com tutores/professores/alunos. Os resultados obtidos foram: a necessidade de melhorar a estrutura e funcionamento dos polos e o treinamento de tutores sobre a utilização da plataforma Moodle.
References
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
REIS, J. T. C.; SILVA, I. C.; SANTOS, S.; SOUZA, B. F. S.; GOMES, A. V. Relato de experiência acerca de uma proposta de formação para tutores de um curso técnico em tecnologia da informação. In: ESUD 2018 – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Natal/RN: UNIREDE, 2018.
SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 V.6, N. 22, 2010. Disponível em https://link.ufms.br/1Uk2U. Acesso em 10/09/2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Anna Marina Paes Montysuma, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Sandro Ricardo Pinto da Silva, Rogéria Gadelha dos Santos da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.