LEITURAS E AÇÃO INTEGRADORA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Formação de professoras/es,, EaD, Leitura, Atividade Integradora, SemináriosResumen
O relato de experiência tem como objetivo compartilhar um projeto de leitura, efetivado com discentes do curso de Pedagogia, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2018 e 2019. Suas nascentes estão relacionadas com a constatação de lacunas, nos processos de escolarização de discentes que residem em municípios do interior de MS e que, no percurso formativo e no exercício inicial da profissão, têm pouco acesso a livros e bibliotecas. Com essa compreensão, o objetivo da proposta consistiu em planejar atividades de leituras sistematizadas, de um livro acadêmico por semestre, com o intuito de envolver o coletivo discente e docente, para potencializar o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. A concepção teórico-metodológica interdisciplinar partiu da compreensão da leitura como ação político-pedagógica autônoma e subjetiva que, processualmente, se pretende também coletiva. Nesse percurso, após a definição do livro a ser estudado em cada semestre, foram aplicadas estratégias que pudessem envolver os(as) discentes, desenvolvendo leitura individual, rodas de conversa, grupo de WhatsApp e, como culminância, seminários temáticos com incorporação de diferentes linguagens (teatro, poesia, música, cordel etc.). Após quatro semestres, os resultados foram evidenciados pelo encontro prazeroso com a leitura-estudo e pela maior aproximação com autoras/es, estimulando a aquisição de livros, a ampliação de vocabulário e a melhor compreensão da complexidade e da potência que o exercício da docência requer.
Citas
CORAZZA, Sandra Mara. O sonho da docência: fantástico tear. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/4oVWB. Acesso em: 10 jul. 2023.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o “hífen” da ligação necessária na formação docente. Araucárias: Revista do Mestrado em Educação da FACIPAL, Palmas, PR, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-28.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LAJOLO, Marisa. Tecendo a leitura. In: LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993, p. 104-109.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. Tradução: João Silverio Trevisan. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mirian Lange Noal, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.