LEITURAS E AÇÃO INTEGRADORA

EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Mirian Lange Noal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Formação de professoras/es,, EaD, Leitura, Atividade Integradora, Seminários

Abstract

 O relato de experiência tem como objetivo compartilhar um projeto de leitura, efetivado com discentes do curso de Pedagogia, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2018 e 2019. Suas nascentes estão relacionadas com a constatação de lacunas, nos processos de escolarização de discentes que residem em municípios do interior de MS e que, no percurso formativo e no exercício inicial da profissão, têm pouco acesso a livros e bibliotecas. Com essa compreensão, o objetivo da proposta consistiu em planejar atividades de leituras sistematizadas, de um livro acadêmico por semestre, com o intuito de envolver o coletivo discente e docente, para potencializar o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. A concepção teórico-metodológica interdisciplinar partiu da compreensão da leitura como ação político-pedagógica autônoma e subjetiva que, processualmente, se pretende também coletiva. Nesse percurso, após a definição do livro a ser estudado em cada semestre, foram aplicadas estratégias que pudessem envolver os(as) discentes, desenvolvendo leitura individual, rodas de conversa, grupo de WhatsApp e, como culminância, seminários temáticos com incorporação de diferentes linguagens (teatro, poesia, música, cordel etc.). Após quatro semestres, os resultados foram evidenciados pelo encontro prazeroso com a leitura-estudo e pela maior aproximação com autoras/es, estimulando a aquisição de livros, a ampliação de vocabulário e a melhor compreensão da complexidade e da potência que o exercício da docência requer. 

Author Biographies

Mirian Lange Noal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada, com lotação na Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp, 2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996). Graduada em Educação Física (1973) e em Pedagogia (1980) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora primária (Curso Normal de Grau Colegial, Escola Normal Coração de Maria/Santa Maria/RS, 1971). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (GEPLE). Experiências de ensino e de pesquisa nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professoras/es; crianças pequenas indígenas; educação do campo; diversidade cultural; brincar livre; culturas corporais; educação a distância; saberes, sabedorias e afetos nas interações político-pedagógicas-poéticas.

Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada, com lotação na Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Intérprete e Tradutora de Libras/Língua Portuguesa, certificada pelo PROLIBRAS (2007). Experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação especial, educação inclusiva, educação de surdos e educação a distância. Professora em cursos a distância desde 2010, atuando como coordenadora do curso de Pedagogia EaD (UFMS), no período de 2018 a 2021. 

References

CORAZZA, Sandra Mara. O sonho da docência: fantástico tear. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/4oVWB. Acesso em: 10 jul. 2023.

CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o “hífen” da ligação necessária na formação docente. Araucárias: Revista do Mestrado em Educação da FACIPAL, Palmas, PR, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2002.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-28.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAJOLO, Marisa. Tecendo a leitura. In: LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993, p. 104-109.

NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. Tradução: João Silverio Trevisan. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.

Published

2024-01-15

How to Cite

Lange Noal, M., & Saes Quiles Benini, R. E. (2024). LEITURAS E AÇÃO INTEGRADORA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SUD, 10. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/105

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias