LEITURAS E AÇÃO INTEGRADORA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Keywords:
Formação de professoras/es,, EaD, Leitura, Atividade Integradora, SemináriosAbstract
O relato de experiência tem como objetivo compartilhar um projeto de leitura, efetivado com discentes do curso de Pedagogia, ofertado pela UFMS, na modalidade a distância, no período de 2018 e 2019. Suas nascentes estão relacionadas com a constatação de lacunas, nos processos de escolarização de discentes que residem em municípios do interior de MS e que, no percurso formativo e no exercício inicial da profissão, têm pouco acesso a livros e bibliotecas. Com essa compreensão, o objetivo da proposta consistiu em planejar atividades de leituras sistematizadas, de um livro acadêmico por semestre, com o intuito de envolver o coletivo discente e docente, para potencializar o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. A concepção teórico-metodológica interdisciplinar partiu da compreensão da leitura como ação político-pedagógica autônoma e subjetiva que, processualmente, se pretende também coletiva. Nesse percurso, após a definição do livro a ser estudado em cada semestre, foram aplicadas estratégias que pudessem envolver os(as) discentes, desenvolvendo leitura individual, rodas de conversa, grupo de WhatsApp e, como culminância, seminários temáticos com incorporação de diferentes linguagens (teatro, poesia, música, cordel etc.). Após quatro semestres, os resultados foram evidenciados pelo encontro prazeroso com a leitura-estudo e pela maior aproximação com autoras/es, estimulando a aquisição de livros, a ampliação de vocabulário e a melhor compreensão da complexidade e da potência que o exercício da docência requer.
References
CORAZZA, Sandra Mara. O sonho da docência: fantástico tear. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/4oVWB. Acesso em: 10 jul. 2023.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o “hífen” da ligação necessária na formação docente. Araucárias: Revista do Mestrado em Educação da FACIPAL, Palmas, PR, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-28.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LAJOLO, Marisa. Tecendo a leitura. In: LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993, p. 104-109.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. Tradução: João Silverio Trevisan. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mirian Lange Noal, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.