EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO
DESAFIOS E TENDÊNCIAS
Palabras clave:
Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino híbridoResumen
O presente artigo tem como objetivo empreender uma discussão a respeito do cenário educacional, sobretudo, no que se refere à Educação a Distância (EaD), ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ao Ensino Híbrido. Nesse sentido, tensiona-se olhar para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como recorte temporal os anos 2020, 2021 e 2022 a fim de refletir sobre a experiência do Ensino Remoto Emergencial. Ademais, procura-se problematizar a emergência do Ensino Híbrido - temática bastante discutida em nível nacional a partir das experiências com o ERE - bem como do retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino superior. Em termos metodológicos, este trabalho compreende uma abordagem qualitativa, tendo em vista que se buscou, a partir de uma revisão de literatura, discutir acerca de determinadas compreensões sobre EaD, ERE e Ensino Híbrido. Observou-se que, com o retorno das atividades presenciais, no ano de 2022, as práticas docentes não condizem com as adotadas anteriormente ao ERE, tampouco com as vinculadas à Educação a Distância. São práticas que emergem tendo como centralidade a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e adoção de aulas síncronas, sinalizando a emergência do ensino híbrido que vincula aos processos de ensino e aprendizagem, não apenas a utilização das TICs, como também a profusão de diversas metodologias, dentre elas as metodologias ativas.
Citas
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/6GEg7. Acesso em: 23 julho 2023.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: https://link.ufms.br/bkWmT. 18/03/2020. Acesso em: 24 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes gerais sobre aprendizagem híbrida. Brasília, DF: MEC, [2021]. Disponível em: https://link.ufms.br/xjihC . Acesso em: 17 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para o Ensino e Aprendizado por competências e para a pesquisa institucional presenciais, mediados por tecnologias de informação e comunicação. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/cm72N. Acesso em: 17 julho 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. Portaria Nº 315,de 30 de dezembro de 2022. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/AZmT3 . Acesso em: 30 julho 2023.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, Boulder, 27 mar. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/CBgXt . Acesso em: 25 maio 2020.
HORN, Michael B.; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.
KIST, Silvia de Oliveira; WUNSCH, Laura; AMBROSINI, Anelise Bueno; WIVES, Leandro. Contribuições da EaD ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . In: XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2021, Natal, RN. Anais ESUD 2021 Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia. Natal, RN: SEDIS-UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Qtr7t. Acesso em: 14 julho 2023.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. atual. Campinas: Papirus, 2013.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n.1-2, p. 58-70, dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/z5Ryf .Acesso em: 14 julho 2023.
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Resolução nº 025, de 27 de julho de 2020 , 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Gg4P0 . Acesso em: 14 julho 2023.
VIEIRA, Letícia; RICCI, C. C. Maike. Educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC): editorial mensal, p. 1-5, abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/I4yxb . Acesso em: 10 julho 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Silvane Gema Mocellin Petrini, Silvia de Oliveira Kist, Laura Wunsch, Leandro Krug Wives
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El evento utiliza la Creative Commons License - Attribution 4.0 International como base, ya que cree en la importancia del movimiento de acceso abierto en las revistas científicas, como la Open Archives Initiative.
Al enviar un texto al evento, los autores aceptan los siguientes términos:
- Los autores acuerdan licenciar los trabajos aceptados para su publicación bajo la Licencia Creative Commons - Attribution 4.0 International.
- Con la licencia CC-BY 4.0, los autores mantienen los derechos intelectuales sobre el texto y otorgan al evento el derecho a la primera publicación.
- Los autores se comprometen a autorizar el envío e indexación de los textos escritos por ellos en bases de datos y portales de información académica y científica.
- Se permite e incentiva a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, en páginas personales y redes sociales académicas, luego del proceso editorial, siempre que se respeten las formas de licenciamiento y presentación del texto, además de la indicación de la ubicación. fuente de publicación, en este caso el enlace al sistema de publicación de este evento.
- Los autores de los trabajos publicados en el evento son expresamente responsables de su contenido.
- Todos los trabajos remitidos al evento que tengan imágenes, fotografías, figuras en las que se graben imágenes de seres humanos en su cuerpo, deberán ir acompañadas de un Término de Autorización de Uso de Imagen, por parte del integrante participante de la imagen y, en el caso de niños, de los familiares de los niños expuestos, con datos y firma.