EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO

DESAFIOS E TENDÊNCIAS

Autores/as

  • Silvane Gema Mocellin Petrini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia de Oliveira Kist Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Laura Wunsch Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0009-0000-4908-0118
  • Leandro Krug Wives Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-8391-446X

Palabras clave:

Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino híbrido

Resumen

O presente artigo tem como objetivo empreender uma discussão a respeito do cenário educacional, sobretudo, no que se refere à Educação a Distância (EaD), ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ao Ensino Híbrido. Nesse sentido, tensiona-se olhar para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como recorte temporal os anos 2020, 2021 e 2022 a fim de refletir sobre a experiência do Ensino Remoto Emergencial. Ademais, procura-se problematizar a emergência do Ensino Híbrido - temática bastante discutida em nível nacional a partir das experiências com o ERE - bem como do retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino superior. Em termos metodológicos, este trabalho compreende uma abordagem qualitativa, tendo em vista que se buscou, a partir de uma revisão de literatura, discutir acerca de determinadas compreensões sobre EaD, ERE e Ensino Híbrido. Observou-se que, com o retorno das atividades presenciais, no ano de 2022, as práticas docentes não condizem com as adotadas anteriormente ao ERE, tampouco com as vinculadas à Educação a Distância. São práticas que emergem tendo como centralidade a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e adoção de aulas síncronas, sinalizando a emergência do ensino híbrido que vincula aos processos de ensino e aprendizagem, não apenas a utilização das TICs, como também a profusão de diversas metodologias, dentre elas as metodologias ativas. 

Biografía del autor/a

Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação e Técnica em Assuntos Educacionais - SEAD/UFRGS.

Silvia de Oliveira Kist, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação e Coordenadora Acadêmica - SEAD/UFRGS.

Laura Wunsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação e Técnica em Assuntos Educacionais - SEAD/UFRGS.

Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Secretário de Educação a Distância e Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS.

Citas

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/6GEg7. Acesso em: 23 julho 2023.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: https://link.ufms.br/bkWmT. 18/03/2020. Acesso em: 24 julho 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes gerais sobre aprendizagem híbrida. Brasília, DF: MEC, [2021]. Disponível em: https://link.ufms.br/xjihC . Acesso em: 17 julho 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para o Ensino e Aprendizado por competências e para a pesquisa institucional presenciais, mediados por tecnologias de informação e comunicação. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/cm72N. Acesso em: 17 julho 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. Portaria Nº 315,de 30 de dezembro de 2022. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF: MEC, [2022]. Disponível em: https://link.ufms.br/AZmT3 . Acesso em: 30 julho 2023.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, Boulder, 27 mar. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/CBgXt . Acesso em: 25 maio 2020.

HORN, Michael B.; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

KIST, Silvia de Oliveira; WUNSCH, Laura; AMBROSINI, Anelise Bueno; WIVES, Leandro. Contribuições da EaD ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . In: XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2021, Natal, RN. Anais ESUD 2021 Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia. Natal, RN: SEDIS-UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/Qtr7t. Acesso em: 14 julho 2023.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. atual. Campinas: Papirus, 2013.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n.1-2, p. 58-70, dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/z5Ryf .Acesso em: 14 julho 2023.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Resolução nº 025, de 27 de julho de 2020 , 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Gg4P0 . Acesso em: 14 julho 2023.

VIEIRA, Letícia; RICCI, C. C. Maike. Educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC): editorial mensal, p. 1-5, abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/I4yxb . Acesso em: 10 julho 2023.

Publicado

15-01-2024

Cómo citar

Mocellin Petrini, S. G., de Oliveira Kist, S., Wunsch, L., & Krug Wives, L. (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS. SUD, 13. ecuperado a partir de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/103

Número

Sección

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização