AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM NA EAD
DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Keywords:
Autonomia, Ambiente de Aprendizagem Virtual, Sujeito ativoAbstract
Este trabalho reflete sobre a importância da autonomia como elemento imprescindível para a aquisição da aprendizagem na EaD. Objetiva compreender o que é autonomia e como ela se dá, assim como sua importância para os alunos do sétimo período do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UECE/UAB, polo Mauriti. Os resultados apontaram que os alunos compreendem que a autonomia é ter liberdade para ir em busca do conhecimento, mas que há uma complexibilidade para adquiri-la, e enfatizam que, a aprendizagem autônoma não é um isolamento para aprender por si só, mas uma colaboração mútua que agrega experiências e reafirma o aprendizado autônomo pautada em comprometimento para a instituição, responsabilidade, persistência e determinação para a realização das atividades propostas.
References
BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2015. Acesso em: 27 de julho de 2023.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
DIAS, Rosana de Fátima. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
HODGES, Charles; MOORE, Stepanhie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron.Diferenças entre o aprendizado on-line e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/J1Zwd, Acesso em: 24 jul. 2023.
PINHO, Paloma de Sousa; FREITAS, Aline Macedo Carvalho; CARDOSO, Mariana de Castro Brandão; ARAUJO, Tania Maria. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da COVID-19. Trabalho, educação e saúde. v. 19, e00325157, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/q7XpY. Acesso em: 24 jul. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Margarida Sofia Cavalcante Campos , Luís Gomes de Moura Neto, Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Dalany Menezes Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.