AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM NA EAD

DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Authors

  • Margarida Sofia Cavalcante Campos Universidade Estadual do Ceará
  • Luís Gomes de Moura Neto IFPB
  • Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Pernambuco
  • Dalany Menezes Oliveira Instituto Federal da Paraíba

Keywords:

Autonomia, Ambiente de Aprendizagem Virtual, Sujeito ativo

Abstract

Este trabalho reflete sobre a importância da autonomia como elemento imprescindível para a aquisição da aprendizagem na EaD. Objetiva compreender o que é autonomia e como ela se dá, assim como sua importância para os alunos do sétimo período do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UECE/UAB, polo Mauriti. Os resultados apontaram que os alunos compreendem que a autonomia é ter liberdade para ir em busca do conhecimento, mas que há uma complexibilidade para adquiri-la, e enfatizam que, a aprendizagem autônoma não é um isolamento para aprender por si só, mas uma colaboração mútua que agrega experiências e reafirma o aprendizado autônomo pautada em comprometimento para a instituição, responsabilidade, persistência e determinação para a realização das atividades propostas.

Author Biographies

Margarida Sofia Cavalcante Campos , Universidade Estadual do Ceará

Estudante do Curso de Especialização em Educação à Distância e Ferramentas Digitais, UECE.

Luís Gomes de Moura Neto, IFPB

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo IFPB – Campus João Pessoa.

Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Instituto Federal de Pernambuco

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, estudante no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Polo IFRN – Campus Mossoró.

Dalany Menezes Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. 

References

BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2015. Acesso em: 27 de julho de 2023.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

DIAS, Rosana de Fátima. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

HODGES, Charles; MOORE, Stepanhie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron.Diferenças entre o aprendizado on-line e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/J1Zwd, Acesso em: 24 jul. 2023.

PINHO, Paloma de Sousa; FREITAS, Aline Macedo Carvalho; CARDOSO, Mariana de Castro Brandão; ARAUJO, Tania Maria. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da COVID-19. Trabalho, educação e saúde. v. 19, e00325157, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/q7XpY. Acesso em: 24 jul. 2024.

Published

2024-01-15

How to Cite

Campos , M. S. C., Moura Neto, L. G. de, Paes, F. N. dos S., & Oliveira, D. M. (2024). AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM NA EAD: DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA . SUD, 8. etrieved from https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/46

Issue

Section

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança