TUTORIA E MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ON-LINE
A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA UFMS DIGITAL
Keywords:
mediação, tutoria, aprendizagem on-line, Programa UFMS DigitalAbstract
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o modelo de tutoria do Programa UFMS Digital, bem como as atribuições e estratégias de mediação da aprendizagem que permeiam o trabalho dos professores tutores no contexto da instituição. O trabalho da tutoria compreende momentos de interação síncrona e assíncrona em diversos pontos da trilha de aprendizagem das disciplinas dos cursos a distância da instituição. Esse trabalho é definido e organizado pela gestão dos cursos e pode acontecer em dois modelos distintos: a) modelo de tutoria por grupos; e b) modelo de tutoria por disciplinas. Nesse relato, apresentamos as vantagens e desvantagens percebidas em cada um deles, bem como os desafios que se apresentam para o desenvolvimento do trabalho da tutoria, independente do modelo adotado. Esses desafios perpassam a formação dos professores tutores, a estruturação do modelo pedagógico, as dificuldades dos estudantes com uso de tecnologias digitais e a necessidade de maior engajamento dos estudantes com o curso, que também aponta para o desafio do desenvolvimento da autonomia e da gestão do tempo. A tutoria e a mediação da aprendizagem têm sido um importante instrumento para engajamento dos estudantes e para manutenção dos índices de aprovação, aproveitamento e permanência dos estudantes nos cursos.
References
Batista, Erlinda Martins; Gobara, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 77, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/0qhwO. Acesso em: 26 jul. 2019.
Behar, Patricia Alejandra. (org.) Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
Filatro, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
Filatro, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
Filatro, Andrea. Design instrucional para professores. Editora Senac: São Paulo, 2023.
Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Aline Cristina Maziero, Daiani Damm Tonetto Riedner, Hercules da Costa Sandim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The event uses the Creative Commons License - Attribution 4.0 International as a basis. It believes in the importance of the open access movement in scientific journals, such as the Open Archives Initiative.
By submitting a text to the event, the authors agree to the following terms:
- The authors agree to license works accepted for publication under the Creative Commons License - Attribution 4.0 International.
- With CC-BY 4.0 licensing, authors maintain intellectual rights over the text and grant the event the right to first publication.
- The authors authorize the sending and indexing of texts written by them in databases and academic and scientific information portals.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online, in institutional repositories, on personal pages and academic social networks, after the editorial process, as long as the forms of licensing and presentation of the text are respected, in addition to the indication of the place of origin of the publication, in this case, the link to the event publishing system.
- The authors of the works published in the event are expressly responsible for their content.
- All works submitted to the event that have images, photographs, figures in which images of human beings are registered in their bodies must be accompanied by an Image Use Authorization Term by the member participating in the image and, in the case of children, family members of exposed children, with data and signature.