FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, CIBERESPAÇO E TDIC

Autores

  • Gustavo Carvalho Mauricio Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-7757-0672
  • Claudinei Zagui Pareschi Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação híbrida, Formação de professores, Ciberespaço, TDIC, EaD

Resumo

Este artigo aborda a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) na educação e sua evolução, destacando a necessidade de inserção dos professores no ciberespaço. São discutidas as políticas públicas que regulamentam a Educação a Distância (EaD) e a coloca como opção de flexibilização da educação, bem como diretrizes para regulamentar o uso adequado e eficiente das tecnologias no ambiente educacional. O estudo destaca a necessidade de inserir a utilização orgânica das TDIC no cotidiano dos professores, a fim de incorporá-las em suas práticas pedagógicas. Além disso, destaca o papel do Estado no apoio à educação no que tange a expansão da EaD, visando diminuir desigualdades e proporcionar acesso ao ensino. O Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), durante a pandemia de COVID-19, acelerou a integração das TDIC na educação, favorecendo o desenvolvimento da Educação Híbrida, combinando elementos do ensino presencial e online. Diante dos desafios lançados pelo convívio no ciberespaço, que está em constante mudança, é destacada a importância da formação continuada dos professores em relação às TDIC. Propõe a implementação de programas de capacitação focados nas ferramentas tecnológicas, no intuito de desenvolver a integração eficiente dessas ferramentas no planejamento pedagógico. O investimento em capacitações é fundamental para preparar os professores para a era digital, visa uma educação mais alinhada às necessidades da sociedade atual.

Biografia do Autor

Gustavo Carvalho Mauricio, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador pelo Grupo Horizonte da UFSCar. Possui graduação em Computação - Licenciatura - Claretiano Centro Universitário. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar e Especialista em Gestão Pública pela UFSCar. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal de São Carlos.

Claudinei Zagui Pareschi, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela UNIMEP, formado em Filosofia, Pedagogia e História. Pesquisador do grupo Horizonte da UFSCAR e do grupo Movimentos Docentes da Unifesp. Atualmente é diretor de escola na SME-Limeira.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens – UFSCar). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos.

Referências

ASSIS, Mário dos Santos de; VIEIRA-SANTOS, Joene. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, p. e51998, 14 set. 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL, 1996.

GATTI, Bernadete A. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: POLÍTICAS E PROGRAMAS. Paradigma, v. 42, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59, p. 432-454, 2016.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.

MODELSKI, Daiane; AZEREDO, Isabel; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. Pesquiseduca, v. 10, n. 20, p. 116-133, 2018.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 1a. ed. Campinas: Papirus Editora, 2014.

VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel; MOREIRA, José António. Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades Brasileira e Portuguesa. Dialogia, n. 44, p. 23864, 2023.

VILLARROEL, Márcia Ughini; SILVA, Graziela Triches da; OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu. O Letramento Digital para Formação de Professores com Resistência e/ou Dificuldades no Uso de Tecnologias Digitais. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Mauricio, G. C., Zagui Pareschi, C., & Mill, D. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, CIBERESPAÇO E TDIC. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/96

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança