FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, CIBERESPAÇO E TDIC
Palavras-chave:
Educação híbrida, Formação de professores, Ciberespaço, TDIC, EaDResumo
Este artigo aborda a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) na educação e sua evolução, destacando a necessidade de inserção dos professores no ciberespaço. São discutidas as políticas públicas que regulamentam a Educação a Distância (EaD) e a coloca como opção de flexibilização da educação, bem como diretrizes para regulamentar o uso adequado e eficiente das tecnologias no ambiente educacional. O estudo destaca a necessidade de inserir a utilização orgânica das TDIC no cotidiano dos professores, a fim de incorporá-las em suas práticas pedagógicas. Além disso, destaca o papel do Estado no apoio à educação no que tange a expansão da EaD, visando diminuir desigualdades e proporcionar acesso ao ensino. O Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE), durante a pandemia de COVID-19, acelerou a integração das TDIC na educação, favorecendo o desenvolvimento da Educação Híbrida, combinando elementos do ensino presencial e online. Diante dos desafios lançados pelo convívio no ciberespaço, que está em constante mudança, é destacada a importância da formação continuada dos professores em relação às TDIC. Propõe a implementação de programas de capacitação focados nas ferramentas tecnológicas, no intuito de desenvolver a integração eficiente dessas ferramentas no planejamento pedagógico. O investimento em capacitações é fundamental para preparar os professores para a era digital, visa uma educação mais alinhada às necessidades da sociedade atual.
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