FATORES DE PERSISTÊNCIA EM CURSOS A DISTÂNCIA

A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DOS TUTORES

Autores

  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3787-1737
  • Helena Schroer Bagatini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Persistência, Tutoria, Fórum de discussão, Educação a Distância

Resumo

O projeto Persistência na Educação a Distância busca identificar e validar os fatores que afetam à persistência discente em cursos a distância, onde persistência é um processo ativo, assumido pelo estudante, buscando adquirir habilidades para superar as dificuldades que surgem ao longo do curso, de forma a concluí-lo com êxito. Adotando o modelo de Rovai, adaptado por Ramos, esse artigo apresenta a análise dos fatores associados à dimensão que se refere à participação e influência da atuação dos tutores sobre a persistência. O objetivo específico foi realizar um mapeamento da atuação dos tutores nas seis edições do curso "Farmacêuticos na APS: trabalhando em rede", que, em sua totalidade, envolveu cerca de 626 alunos e buscar correlações com a persistência dos alunos. Nessa análise, considerou-se a quantidade de acessos à plataforma, o tempo em que permaneceram conectados e o número de interações nos fóruns de seus respectivos módulos de atuação, coletados através de relatórios de acesso ao Moodle. Como resultado dessa análise preliminar, não foi verificada correlação direta entre a participação da tutoria nos e-fóruns e a persistência dos alunos, já que a evasão se mostrou igualmente distribuídas entre os grupos por eles acompanhados. Esse resultado aponta a necessidade de analisar outras informações, como conteúdo e interações realizadas nesses fóruns de discussão e a atuação/influência dos professores, para validar os fatores associados a essa dimensão do modelo.

Biografia do Autor

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular do Instituto de Psicologia - Depto. de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ufrgs), possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS, mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialização em Informática na Educação e Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS. Representante institucional da UFRGS na Associação Universidade em Rede (UniRede), representante da Região Sul no Conselho de Coordenação Política da Unirede. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, informática na educação e recursos educacionais digitais e suas ligações com a cognição e processos de subjetivação.

Helena Schroer Bagatini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda e Relações Públicas (UFRGS),  bolsista de iniciação científica no Instituto de Psicologia (UFRGS), cujo projeto de pesquisa visa identificar os fatores que afetam a persistência dos alunos em cursos a distância.  Enquanto experiência profissional, administro as mídias sociais do Studio US | Arq + Luz e produzo todos os conteúdos relacionados ao escritório. 

Referências

BICALHO, R.; BARBADO, G.; OLIVEIRA, M. C. S. L. La función y la acción del tutor en forum de discusión: la palabra al tutor. RIED-Revista Iberoamericana De Educación a Distancia, v. 14, n. 1, p. 113–135, 2011. doi: https://link.ufms.br/srnNj.

CHOI, H. J.; PARK, J. Testing a path-analytical model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education. v. 116, p. 130-138, 2018.

DUARTE, S. K. da S. (2010). O uso do fórum na EAD: contribuições pedagógicas. Revista Da Graduação, 3(2). Disponível em: https://link.ufms.br/6tFkb.

GLAZIER, R.; HAMANN, K.: POLLOCK, P. H.; WILSON, B. M. Age, Gender, and Student Success: Mixing Face-to-Face and Online Courses in Political Science. Journal of Political Science Education, 2018. DOI: https://doi:10.1080/15512169.2018.1515636

JORGE, I. A influência da intervenção do e-tutor no desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes no e-fórum: níveis de associação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 7., 2011, Braga, Portugal. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, maio 2011, P. 451-462. Disponível em: https://link.ufms.br/GqXCP. Acesso em 28 jul. 2023.

LAKHAL, S., KHECHINE, H.; MUKAMURERA, J. Explaining persistence in online courses in higher education: a difference-in-differences analysis. Int J Educ Technol High Educ., v. 18, n. 19. DOI:https://link.ufms.br/wpMdW.

LI, K. C.; WONG, B. T. Factors Related to Student Persistence in Open Universities: Changes Over the Years. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 20, n. 4, out. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/wpMdW. Acesso em: 31 maio 2023.

RAMOS, W. M. Fatores de evasão e persistência em cursos superiores online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UniRede, 2014. 1: 2197 - 2210.

RAMOS, W. M.; BOLL, C. I. Persistência e evasão na educação superior a distância. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

RAMOS, W.; BICALHO, R. M.; SOUSA, J. V. Evasão e persistência em cursos superiores a distância: o estado da arte da literatura internacional. FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA - FORGES, 5., nov. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/FNtGh. Acesso em 30 jul. 2023.

RAMOS, W. M.; LOPES, R. C.; BICALHO, R. N.; BOLL, C. Estudos Internacionais sobre os fatores de evasão e persistência: Estratégias para aumentar a persistência no contexto da educação superior a distância. In: Pandini, C. M. C., Hack, L. E. y Monte Blanco, S. F. M. (org.) Gestão da Aprendizagem: Formação permanente em contextos ampliados. Florianópolis: UDESC, 2018, p. 75-99.

ROSSATO, M.; RAMOS, W. M.; MACIEL, D. M. A.. Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância. Reflexão e Ação. 2013, v.21, n.2, p.400-430. doi: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740

ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. Internet and Higher Education, V. 6: p. 1–16, 2003.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Fernandes Carneiro, M. L., & Schroer Bagatini, H. (2024). FATORES DE PERSISTÊNCIA EM CURSOS A DISTÂNCIA: A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DOS TUTORES. SUD, 12. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/89

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança