FATORES DE PERSISTÊNCIA EM CURSOS A DISTÂNCIA
A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DOS TUTORES
Palavras-chave:
Persistência, Tutoria, Fórum de discussão, Educação a DistânciaResumo
O projeto Persistência na Educação a Distância busca identificar e validar os fatores que afetam à persistência discente em cursos a distância, onde persistência é um processo ativo, assumido pelo estudante, buscando adquirir habilidades para superar as dificuldades que surgem ao longo do curso, de forma a concluí-lo com êxito. Adotando o modelo de Rovai, adaptado por Ramos, esse artigo apresenta a análise dos fatores associados à dimensão que se refere à participação e influência da atuação dos tutores sobre a persistência. O objetivo específico foi realizar um mapeamento da atuação dos tutores nas seis edições do curso "Farmacêuticos na APS: trabalhando em rede", que, em sua totalidade, envolveu cerca de 626 alunos e buscar correlações com a persistência dos alunos. Nessa análise, considerou-se a quantidade de acessos à plataforma, o tempo em que permaneceram conectados e o número de interações nos fóruns de seus respectivos módulos de atuação, coletados através de relatórios de acesso ao Moodle. Como resultado dessa análise preliminar, não foi verificada correlação direta entre a participação da tutoria nos e-fóruns e a persistência dos alunos, já que a evasão se mostrou igualmente distribuídas entre os grupos por eles acompanhados. Esse resultado aponta a necessidade de analisar outras informações, como conteúdo e interações realizadas nesses fóruns de discussão e a atuação/influência dos professores, para validar os fatores associados a essa dimensão do modelo.
Referências
BICALHO, R.; BARBADO, G.; OLIVEIRA, M. C. S. L. La función y la acción del tutor en forum de discusión: la palabra al tutor. RIED-Revista Iberoamericana De Educación a Distancia, v. 14, n. 1, p. 113–135, 2011. doi: https://link.ufms.br/srnNj.
CHOI, H. J.; PARK, J. Testing a path-analytical model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education. v. 116, p. 130-138, 2018.
DUARTE, S. K. da S. (2010). O uso do fórum na EAD: contribuições pedagógicas. Revista Da Graduação, 3(2). Disponível em: https://link.ufms.br/6tFkb.
GLAZIER, R.; HAMANN, K.: POLLOCK, P. H.; WILSON, B. M. Age, Gender, and Student Success: Mixing Face-to-Face and Online Courses in Political Science. Journal of Political Science Education, 2018. DOI: https://doi:10.1080/15512169.2018.1515636
JORGE, I. A influência da intervenção do e-tutor no desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes no e-fórum: níveis de associação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 7., 2011, Braga, Portugal. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, maio 2011, P. 451-462. Disponível em: https://link.ufms.br/GqXCP. Acesso em 28 jul. 2023.
LAKHAL, S., KHECHINE, H.; MUKAMURERA, J. Explaining persistence in online courses in higher education: a difference-in-differences analysis. Int J Educ Technol High Educ., v. 18, n. 19. DOI:https://link.ufms.br/wpMdW.
LI, K. C.; WONG, B. T. Factors Related to Student Persistence in Open Universities: Changes Over the Years. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 20, n. 4, out. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/wpMdW. Acesso em: 31 maio 2023.
RAMOS, W. M. Fatores de evasão e persistência em cursos superiores online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UniRede, 2014. 1: 2197 - 2210.
RAMOS, W. M.; BOLL, C. I. Persistência e evasão na educação superior a distância. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
RAMOS, W.; BICALHO, R. M.; SOUSA, J. V. Evasão e persistência em cursos superiores a distância: o estado da arte da literatura internacional. FÓRUM DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA - FORGES, 5., nov. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/FNtGh. Acesso em 30 jul. 2023.
RAMOS, W. M.; LOPES, R. C.; BICALHO, R. N.; BOLL, C. Estudos Internacionais sobre os fatores de evasão e persistência: Estratégias para aumentar a persistência no contexto da educação superior a distância. In: Pandini, C. M. C., Hack, L. E. y Monte Blanco, S. F. M. (org.) Gestão da Aprendizagem: Formação permanente em contextos ampliados. Florianópolis: UDESC, 2018, p. 75-99.
ROSSATO, M.; RAMOS, W. M.; MACIEL, D. M. A.. Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância. Reflexão e Ação. 2013, v.21, n.2, p.400-430. doi: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740
ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. Internet and Higher Education, V. 6: p. 1–16, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Helena Schroer Bagatini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.