EDUCAÇÃO HÍBRIDA, FLEXÍVEL, REMOTA E ABERTA NOS ANAIS DO ESUD|CIESUD DE 2019 A 2021

Autores

  • Maria da Glória Silva e Silva IFSC
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Aparecida Crissi Knuppel Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Narjara Mendes Garcia FURG

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Educação Flexível, Educação Aberta

Resumo

O artigo divulga atividades realizadas por pesquisadores da região Sul do Brasil, durante a primeira etapa da pesquisa sobre qualidade e regulamentação da modalidade de educação a distância, desenvolvida em rede com universidades da América Latina e de Moçambique e coordenada por instituições públicas de educação superior brasileiras. Esta etapa ocorreu de fevereiro a abril de 2022 e buscou explorar conceitos e concepções de termos como Educação ou Ensino Flexível, Híbrida ou Híbrido, Remota ou Remoto e Aberta, em repositórios de artigos, teses e dissertações consolidados e disponíveis para consulta. Buscou-se identificar como os conceitos foram definidos, em sua relação com o tema da pesquisa em desenvolvimento. Os pesquisadores da região Sul do Brasil integrantes de uma Rede de pesquisa nacional ocuparam-se, mais especificamente, da seleção e análise dos artigos publicados nos anais do Congresso de Ensino Superior a Distância e Congresso Internacional de Educação a Distância (ESUD/CIESUD), no período de 2019 a 2021. A cada ano, o tema do congresso e respectivas trilhas temáticas reuniram trabalhos que abordaram os conceitos sob diferentes perspectivas. Neste artigo, buscou-se destacar os textos representativos das discussões realizadas em cada edição destes eventos. A partir da análise dos artigos publicados no período foi identificada uma delimitação na definição dos conceitos de educação híbrida, educação flexível, educação remota e educação aberta. A pesquisa torna-se significativa por abranger o período pré-pandemia e as discussões que passaram a ser realizadas já durante o período pandêmico, que trouxe implicações para a concepção da utilização das tecnologias digitais na educação.

Biografia do Autor

Maria da Glória Silva e Silva, IFSC

Doutora em Educação (PPGEdu/UFRGS). Coordenadora de Articulação de Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Coordenadora Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFSC).

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Mestrado em Ciência da Computação (PUCRS) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Informática na Educação (PUCRS). Professora titular do Depto. de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia, Serviço Social e Comunicação Humana (UFRGS). Representante institucional junto à UniRede.

Maria Aparecida Crissi Knuppel, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação (UEM). Professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unicentro). 

Narjara Mendes Garcia, FURG

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG.

Referências

GARCIA, D.B.; BEDERODE, I.R.; TAVARES, J. N.; DOMINGUES, L. V.; RIBEIRO, L.O.M.; FERREIRA, P. H.V. Migração do ensino remoto emergencial para o ensino híbrido - desafios do ensino público e privado no Rio Grande do Sul durante a pandemia e cenário pós-pandêmico. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cqIb5. Acesso em: 14 dez. 2023.

KNUPPEL, M. A. C.; HORST, S. J. Flexibilização no planejamento de um evento: o caso do simpósio nacional sobre metodologias ativas. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, Goiânia: Cegraf UFG, 2020. p. 942-944. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.

LEAL, C. B.; RODRIGUES, E. I.; PEREIRA FILHO, J. M.; RODRIGUES, E. I. A cultura do preconceito contra a EAD, o ensino remoto emergencial e a qualidade educacional. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, Goiânia : Cegraf UFG, 2020. p. 62-70. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.

LEITE, J. E.R.; DE MELO, R.B. Discente digital: os desafios da aprendizagem on-line durante a pandemia de Covid-19. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/wpDDd.

NASCIMENTO, C. F.; DOS SANTOS, M. E. E. Os caminhos da EAD no Brasil: uma análise crítica sobre o conceito e a regulamentação. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 26-40. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa .Acesso em: 14 dez. 2023.

PANCIERI, J. P.; PORTO, B.; BATTESTIN, V.; OLIVEIRA, M. G. Ressignificando a sala de aula invertida no ensino remoto de robótica para formação de professores. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2020 - DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE], Goiânia : Cegraf UFG, 2020. p. 212-223. Disponível em: https://link.ufms.br/6DInR. Acesso em: 14 dez. 2023.

RIBEIRO, L. O. M.; LIMA, G. G. ; SANTOS, A. D.; GUARENTI, C.; MENDES, L. F. Método blended learning no ensino superior: uma análise a partir da percepção dos professores. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 670-679. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa. Acesso em: 14 dez. 2023.

RIBEIRO, L.O.M.; BEDERODE, I.R.; ANTUNES, V. M.; ORTIZ, J.O.; FERREIRA, P. Transição do ensino remoto emergencial para o ensino híbrido - uma realidade viável? In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ijhEu .Acesso em: 14 dez. 2023.

SANTIAGO, G. L. A.; MILL, D.; PASIAN, M. S. A importância das trilhas pedagógicas para propostas de educação flexível e aberta: um estudo sobre o curso edutec. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p. 556-560. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa.Acesso em: 14 dez. 2023.

SOUSA, F. A.; BARROS, D. M. V. Ambientes virtuais: características das estratégias de interação para aprendizagem a distância. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 16, 2019, Teresina. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2019 - Responsabilidades e Desafios na Consolidação da EaD, Teresina: Centro de Educação Aberta e a Distância, 2019, p.659-669. Disponível em: https://link.ufms.br/Xy1Oa.Acesso em: 14 dez. 2023.

VELOSO, B.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância: proposição teórico-conceitual para o fenômeno. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 18, 2021, Natal. Anais eletrônicos ESUD CIESUD 2021 - Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia, Natal: SEDIS/UFRN, 2021. Disponível em:https://link.ufms.br/ijhEu.Acesso em: 14 dez. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Silva e Silva, M. da G., Fernandes Carneiro, M. L., Crissi Knuppel, M. A., & Mendes Garcia, N. (2024). EDUCAÇÃO HÍBRIDA, FLEXÍVEL, REMOTA E ABERTA NOS ANAIS DO ESUD|CIESUD DE 2019 A 2021. SUD, 12. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/88

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização