ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD

REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Tutoria, Educação a distância, Presencialidade, Virtualidade, Combate à evasão

Resumo

 O período pandêmico da COVID-19 impulsionou o ensino remoto e trouxe à tutoria necessidades de habilidades adicionais que, além do suporte acadêmico aos estudantes inerente à função, precisaram auxiliar com os desafios emocionais e de motivação, para apoiar aos alunos no processo educativo e combater a evasão. No mesmo sentido, após o retorno às atividades nos Polos Parceiros UAB, a presença dos tutores se tornou cada vez mais necessária, sem no entanto ser exclusiva. A tutoria com o viés da presencialidade nos polos de apoio é a representação da universidade no contexto de vida do estudante, o que facilita o apoio e o acompanhamento, assim como o resgate imediato diante da possibilidade de evasão. Nesse contexto, a Equipe de Gestão UAB e a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância – SEAD da Universidade Federal do Rio Grande - FURG propuseram a experiência de mesclar as atribuições das duas modalidades de tutoria, mobilizadas tanto pela presencialidade quanto pela virtualidade. Diante da nova realidade vivenciada é possível reconhecer a construção de um novo modelo pedagógico de atuação para a tutoria EaD, denominada “tutoria híbrida”. Esse novo modelo de atuação da tutoria intersecciona a presencialidade e a virtualidade nas atribuições desse sujeito e reforça a comunicação virtual como um fator fundamental para o combate à evasão. 

Biografia do Autor

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG.

Daniele Barros Jardim , Universidade Federal do Rio Grande

Atualmente é Coordenadora Pedagógica em EaD na Secretaria de Educação a Distância - SEaD, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Também exerce a função de Coordenação de Tutoria UAB na instituição, desde 2021. Desenvolve suas atividades nos seguintes temas: Assistência Estudantil; Ações Afirmativas; Educação Ambiental; Educação Infantil e Educação a Distância. Possui Graduações em Pedagogia (FURG, 2007 e Intervale, 2020); Especializações em Psicopedagogia Institucional (Portal Faculdades, 2008) e em Supervisão Escolar (Intervale, 2020); Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental (FURG, 2010 e 2020).

Marisa Musa Hamid, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras Português. Mestre em Educação. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora de Projetos EaD, junto à Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG (desde 2010); Coordenadora do Polo Associado Rio Grande (desde 2018). Coordenadora Adjunta UAB/ FURG (desde 2020).

Zélia de Fátima Seibt do Couto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Educação Artística. Mestre em Enfermagem. Doutora em Educação Ambiental. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diretora de Educação a Distância. Embaixadora REA. Especialista em Aplicações para a Web. Desenvolve eprojetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação sob a perspectiva da transformação digital aplicada aos processos de aprendizagem e formação docente para a Educação a Distância.

Referências

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/BBTTs. Acesso em: 10 ago. 2023.

FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais. Revista Educação e Políticas em Debate. v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/jqwQV. Acesso em: 10 ago 2023.

SCHLOSSE, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@:Revista Digital da CVA -Ricesu, Porto Alegre, v. 6, n. 22, p. 1-11, fev./ 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/kSsg3. Acesso em: 10 ago 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Mendes Garcia, N., Barros Jardim , D., Musa Hamid, M., & Seibt do Couto, Z. de F. (2024). ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD: REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/87

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias