ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD
REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA
Palavras-chave:
Tutoria, Educação a distância, Presencialidade, Virtualidade, Combate à evasãoResumo
O período pandêmico da COVID-19 impulsionou o ensino remoto e trouxe à tutoria necessidades de habilidades adicionais que, além do suporte acadêmico aos estudantes inerente à função, precisaram auxiliar com os desafios emocionais e de motivação, para apoiar aos alunos no processo educativo e combater a evasão. No mesmo sentido, após o retorno às atividades nos Polos Parceiros UAB, a presença dos tutores se tornou cada vez mais necessária, sem no entanto ser exclusiva. A tutoria com o viés da presencialidade nos polos de apoio é a representação da universidade no contexto de vida do estudante, o que facilita o apoio e o acompanhamento, assim como o resgate imediato diante da possibilidade de evasão. Nesse contexto, a Equipe de Gestão UAB e a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância – SEAD da Universidade Federal do Rio Grande - FURG propuseram a experiência de mesclar as atribuições das duas modalidades de tutoria, mobilizadas tanto pela presencialidade quanto pela virtualidade. Diante da nova realidade vivenciada é possível reconhecer a construção de um novo modelo pedagógico de atuação para a tutoria EaD, denominada “tutoria híbrida”. Esse novo modelo de atuação da tutoria intersecciona a presencialidade e a virtualidade nas atribuições desse sujeito e reforça a comunicação virtual como um fator fundamental para o combate à evasão.
Referências
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/BBTTs. Acesso em: 10 ago. 2023.
FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais. Revista Educação e Políticas em Debate. v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/jqwQV. Acesso em: 10 ago 2023.
SCHLOSSE, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@:Revista Digital da CVA -Ricesu, Porto Alegre, v. 6, n. 22, p. 1-11, fev./ 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/kSsg3. Acesso em: 10 ago 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Narjara Mendes Garcia, Daniele Barros Jardim , Marisa Musa Hamid, Zélia de Fátima Seibt do Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.