ESCUTA AÍ
O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Podcast, Tecnologia, Recurso educacional, Creditação de extensão.Resumo
A pandemia de COVID-19 ressaltou a relevância das ferramentas tecnológicas no ensino, revelando sua aplicabilidade em todos os níveis educacionais, inclusive no ensino superior. A Resolução 011/2020-CONEPE introduziu a obrigatoriedade da creditação de extensão na Universidade do Estado de Mato Grosso, envolvendo acadêmicos sob a supervisão de um professor. Nesse contexto, compartilhamos um relato sobre a creditação de extensão em Letras, na turma de Jaciara-Mato Grosso, na disciplina “Didática Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa”, onde os acadêmicos organizaram uma oficina sobre o uso de podcasts como recurso educacional e produziram podcasts abordando temas relacionados à formação em Letras. O podcast, no ambiente escolar, atua como uma ferramenta engajadora, aprimorando habilidades auditivas e compreensão textual dos alunos de maneira imersiva. Os educadores podem explorar variados tópicos, adaptando o conteúdo aos interesses individuais dos alunos. A atividade de creditação de extensão teve como objetivo incentivar a reflexão dos acadêmicos sobre abordagens educacionais, utilizando o podcast como recurso eficaz. Nesse sentido, o projeto intitulado "Escuta Aí" proporcionou uma plataforma para explorar o uso do podcast como ferramenta de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. A convergência da demanda por inovação educacional e a obrigatoriedade da creditação de extensão permitiu que acadêmicos de Letras explorassem o podcast. Organizando uma oficina e produzindo podcasts, desenvolveram habilidades práticas e contribuíram para disseminar o conhecimento de maneira acessível e envolvente, ressaltando como a tecnologia pode potencializar a aprendizagem e o engajamento dos acadêmicos no contexto atual.
Referências
FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE. Guia podcast: criação de podcast como recurso educacional. Recife: FPS, 2019.
JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014.
SARAIVA, J. R. et al. Lasallecast: produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. Canoas-RS, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geiza Gimenes Saraiva, Adriani Aparecida Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.