ESCUTA AÍ

O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL

Autores

  • Geiza Gimenes Saraiva Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0001-9945-5942
  • Adriani Aparecida Rosa Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Podcast, Tecnologia, Recurso educacional, Creditação de extensão.

Resumo

A pandemia de COVID-19 ressaltou a relevância das ferramentas tecnológicas no ensino, revelando sua aplicabilidade em todos os níveis educacionais, inclusive no ensino superior. A Resolução 011/2020-CONEPE introduziu a obrigatoriedade da creditação de extensão na Universidade do Estado de Mato Grosso, envolvendo acadêmicos sob a supervisão de um professor. Nesse contexto, compartilhamos um relato sobre a creditação de extensão em Letras, na turma de Jaciara-Mato Grosso, na disciplina “Didática Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa”, onde os acadêmicos organizaram uma oficina sobre o uso de podcasts como recurso educacional e produziram podcasts abordando temas relacionados à formação em Letras. O podcast, no ambiente escolar, atua como uma ferramenta engajadora, aprimorando habilidades auditivas e compreensão textual dos alunos de maneira imersiva. Os educadores podem explorar variados tópicos, adaptando o conteúdo aos interesses individuais dos alunos. A atividade de creditação de extensão teve como objetivo incentivar a reflexão dos acadêmicos sobre abordagens educacionais, utilizando o podcast como recurso eficaz. Nesse sentido, o projeto intitulado "Escuta Aí" proporcionou uma plataforma para explorar o uso do podcast como ferramenta de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. A convergência da demanda por inovação educacional e a obrigatoriedade da creditação de extensão permitiu que acadêmicos de Letras explorassem o podcast. Organizando uma oficina e produzindo podcasts, desenvolveram habilidades práticas e contribuíram para disseminar o conhecimento de maneira acessível e envolvente, ressaltando como a tecnologia pode potencializar a aprendizagem e o engajamento dos acadêmicos no contexto atual.

Biografia do Autor

Geiza Gimenes Saraiva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, docente do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Adriani Aparecida Rosa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alto Araguaia, Núcleo Pedagógico de Jaciara.

Referências

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE. Guia podcast: criação de podcast como recurso educacional. Recife: FPS, 2019.

JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2014.

SARAIVA, J. R. et al. Lasallecast: produção do podcast como recurso pedagógico para educação a distância. Canoas-RS, 2018.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gimenes Saraiva, G., & Aparecida Rosa, A. (2024). ESCUTA AÍ: O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL. SUD, 6. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/86

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática V - Materiais didáticos