TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
A ABORDAGEM DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA EM DESTAQUE
Palavras-chave:
Cognição distribuída, Tecnologias digitais, EducaçãoResumo
Na contemporaneidade, as tecnologias digitais desempenham um papel crucial na construção e reconstrução colaborativa do conhecimento. Dentro dessa cultura participativa, a cognição não se limita ao indivíduo,, mas se estende por meio de interações com o contexto histórico, cultural, material e simbólico (Salomon, 2001). Neste pano de fundo, nosso artigo é um desdobramento de uma pesquisa abrangente, que teve por objetivo identificar e analisar práticas docentes relacionadas ao uso de tecnologias digitais e suas implicações no processo de aprendizagem. Em um recorte, nosso objetivo neste artigo é discutir sobre o uso das tecnologias digitais na educação à luz da cognição distribuída, conforme proposto por Hutchins (2000) e Salomon (2001). Para construir nossa análise, realizamos um levantamento bibliográfico. Como salientado por Lakatos e Marconi (2003), o objetivo da pesquisa bibliográfica não se limita a repetir o que já foi dito ou escrito sobre um determinado assunto, mas proporciona uma análise do tema a partir de novas perspectivas ou abordagens. Ao compreender a cognição como fruto de redes complexas e interconectadas, onde interagem fatores humanos, biológicos e tecnológicos, temos a possibilidade de (re)avaliar os processos educativos. Sob essa ótica, ressaltamos que as transformações socioculturais da sociedade contemporânea devem ser integradas às práticas educativas. Essa integração é fundamental para garantir que os alunos compreendam os seus processos de aprendizagem, e que desenvolvam autonomia e competência para agir, participar e aprender de forma crítica nessa nova realidade. Nesse contexto, as instituições educacionais, à semelhança da cultura digital, precisam romper com as limitações de espaço e tempo para a aprendizagem.
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