TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

A ABORDAGEM DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA EM DESTAQUE

Autores

  • Analígia Miranda da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Cognição distribuída, Tecnologias digitais, Educação

Resumo

Na contemporaneidade, as tecnologias digitais desempenham um papel crucial na construção e reconstrução colaborativa do conhecimento. Dentro dessa cultura participativa, a cognição não se limita ao indivíduo,, mas se estende por meio de interações com o contexto histórico, cultural, material e simbólico (Salomon, 2001). Neste pano de fundo, nosso artigo é um desdobramento de uma pesquisa abrangente, que teve por objetivo identificar e analisar práticas docentes relacionadas ao uso de tecnologias digitais e suas implicações no processo de aprendizagem. Em um recorte, nosso objetivo neste artigo é discutir sobre o uso das tecnologias digitais na educação à luz da cognição distribuída, conforme proposto por Hutchins (2000) e Salomon (2001). Para construir nossa análise, realizamos um levantamento bibliográfico. Como salientado por Lakatos e Marconi (2003), o objetivo da pesquisa bibliográfica não se limita a repetir o que já foi dito ou escrito sobre um determinado assunto, mas proporciona uma análise do tema a partir de novas perspectivas ou abordagens. Ao compreender a cognição como fruto de redes complexas e interconectadas, onde interagem fatores humanos, biológicos e tecnológicos, temos a possibilidade de (re)avaliar os processos educativos. Sob essa ótica, ressaltamos que as transformações socioculturais da sociedade contemporânea devem ser integradas às práticas educativas. Essa integração é fundamental para garantir que os alunos compreendam os seus processos de aprendizagem, e que desenvolvam autonomia e competência para agir, participar e aprender de forma crítica nessa nova realidade. Nesse contexto, as instituições educacionais, à semelhança da cultura digital, precisam romper com as limitações de espaço e tempo para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Analígia Miranda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre e Doutora em Educação (PPGE/FCT/UNESP). Especialista em Docência com ênfase na Educação Básica (IFMG). Desenvolve pesquisas sobre tecnologias digitais na educação, formação de professores e ensino e aprendizagem na contemporaneidade.

Referências

ALMEIDA, D. Validade Ecológica de um Simulador de Voo para PC no uso de inglês como L2. 2011. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

ALMEIDA, D. C.; SOUZA, R. A. Mediação tecnológica e experiências linguísticas emergentes: Uma proposta de leitura a partir da teoria da Cognição Distribuída. Revista Contextos Linguísticos. v. 5, n. 5, mar. 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/BhxQT Acesso em: 10 jun. 2023.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência Da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio./ago. 2000. Disponível em: https://link.ufms.br/VImOh. Acesso em: 22 jun. 2023.

BRUNO, F. Tecnologias cognitivas e espaços do pensamento. In: FRANÇA, V.; WEBER, M. H.; PAIVA, R; SOVIK, L. (org.). Livro da XI Compós 2002: Estudos de Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 193-217.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio./ago. 2000. Disponível em: https://link.ufms.br/kGMQe . Acesso em: 05 maio. 2023.

HOLLAN J.; HUTCHINS, E.; KIRSH, D. Distributed Cognition: Toward a New Foundation for Human-Computer Interaction Research. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, v. 7, n. 2, 2000. Disponível em: https://link.ufms.br/QywQh. Acesso em: 10 jan. 2016.

HUTCHINS, E. Distributed Cognition, 2000. Disponível em: https://link.ufms.br/07z6W . Acesso em: 10 mai. 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. A Web Social: complemento informal às aprendizagens formais. In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. (org.). Actas do VI Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 121-134. Disponível em: https://link.ufms.br/xZ0Lc Acesso em: 02 maio. 2023.

MATLIN, M. Psicologia cognitiva 5ª ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2004.

MOREIRA, A. F.; BORGES, O. Ambiente de aprendizagem em Física mediado por animações. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/WpqNH. Acesso em: 01 jun. 2023.

MOTA, J. C. Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede.. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Aberta, 2009.

PEREIRA, A.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica. Ciênc. Educ (Bauru), Bauru, v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/gLiAW. Acesso em: 16 maio. 2023.

PERKINS, D. N. Person-plus: a distributed view of thinking and learning. In: SALOMON, G. (Ed.) Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 88-109.

ROGERS, Y. A Brief Introduction to Distributed Cognition, 1997. Disponível: https://link.ufms.br/CDDSZ. Acesso em: 10 maio. 2023.

SALOMON, G. No distribution without individuals cognition: a dynamic interactional view. In: SALOMON, G. (org. .). Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 111-137.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Miranda da Silva, A. (2024). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: A ABORDAGEM DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA EM DESTAQUE. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/81

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais