FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA DISCIPLINAS ONLINE DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA PUCRS
Palavras-chave:
Educação Superior, Educação Online, Formação de Professores, Mediação, TutoriaResumo
O presente artigo apresenta o relato de experiência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), dando destaque ao processo de formação de professores mediadores para as disciplinas online da graduação presencial da universidade. Ao implementar o projeto para a oferta das disciplinas online, a Universidade realiza duas ações estratégicas: (1) a estruturação da Coordenadoria das Disciplinas Online da Graduação Presencial, uma equipe multidisciplinar responsável pelo gerenciamento e formação de professores para produção do conteúdo digital e multimodal e de mediação online; (2) a opção de gerar conteúdo com seus próprios professores. A Universidade definiu também que os professores exerceriam a mediação nessas disciplinas, realizando, assim, as funções relacionadas tradicionalmente aos sistemas de tutoria: acompanhamento dos percursos de aprendizagem, promoção de interação e orientações assíncronas e síncronas, e processos de avaliação formativa, com a construção de feedback para as atividades avaliativas processuais. Isso, portanto, requer do professor, habituado às aulas presenciais, adaptações importantes em suas ações de docência. Nesse contexto, estratégias de formação inicial e continuada para o exercício da mediação online passam a ser o suporte fundamental e um diferencial institucional para os professores que atuam em disciplinas online. Os resultados das ações formativas docentes têm impactado positivamente na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, conforme dados evidenciados na avaliação institucional e nas avaliações formativas, favorecendo que as resistências, inicialmente presentes na comunidade acadêmica quanto à modalidade online, possam ser gradualmente superadas.
Referências
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