AVALIAÇÃO MEDIADORA NO CONTEXTO ONLINE

UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO PADLET

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem., Mediação docente., Portfólios educacionais digitais., Educação online.

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da observação de duas estudantes e de uma professora de pós-graduação em nível de doutorado e que são co autoras deste manuscrito, a percepção que os estudantes de uma turma de doutorado, de um Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma universidade pública no Nordeste brasileiro têm acerca do uso do aplicativo Padlet, enquanto recurso digital para realização da avaliação da aprendizagem sob a perspectiva mediadora, em contextos de educação online. A pesquisa foi realizada no decorrer de 3 (três) meses, aproximadamente, durante o percurso da disciplina executada no programa de pós-graduação, a qual foi denominada “Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação Presencial e a Distância Fundamentada no Uso das TIC”. A pesquisa realizada foi de natureza exploratória, consistente em uma observação participante, assim como um estudo de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. O resultado da pesquisa apontou para a possibilidade e viabilidade de realização de uma avaliação mediadora a partir do uso do aplicativo Padlet, com base na observação realizada acerca dos apontamentos levantados pelos estudantes da respectiva disciplina do programa de pós-graduação, registrados em seus portfólios digitais, configurados na versão pública, no aplicativo Padlet, ora estudado.

Biografia do Autor

Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Direito. Pedagoga. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior da Ufal (Proford/Ufal); professora no ensino superior jurídico.

Giselma da Silva |Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em História. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela - Alagoas.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: V ETic - 5º encontro de educação e tecnologias. Universidade Estácio de Sá. Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea. São Paulo: 2007. p. 1-17. Disponível em: https://link.ufms.br/HgBA5 Acesso em 10 ago. 2023.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. . Kluwer Academic Publishers. 2003.

COSTAS, José Manuel Moran. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. São Paulo, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/JwPlJ. Acesso em: 10 abr. 2022.

CRESWELL, Jhon W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. In: Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? São Paulo: LJE, 1976.

SERVIO, Gabriel; VENTURA, Layse. Padlet: O que é, como funciona e como usar. 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/7ovuz. Acesso em: 10 ago. 2022.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrão de competência Paris: UNESCO, 2009.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

VILLAS BOAS, Benigna. Como fazer a avaliação formativa? Disponível em: https://link.ufms.br/kac9K. Acesso em: 11 jul. 2022.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Ferreira da Silva Lima, R. M., da Silva |Gomes, G., & de Sá Araújo Costa, C. J. (2024). AVALIAÇÃO MEDIADORA NO CONTEXTO ONLINE: UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO PADLET. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/78

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais