AVALIAÇÃO MEDIADORA NO CONTEXTO ONLINE
UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO PADLET
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem., Mediação docente., Portfólios educacionais digitais., Educação online.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da observação de duas estudantes e de uma professora de pós-graduação em nível de doutorado e que são co autoras deste manuscrito, a percepção que os estudantes de uma turma de doutorado, de um Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma universidade pública no Nordeste brasileiro têm acerca do uso do aplicativo Padlet, enquanto recurso digital para realização da avaliação da aprendizagem sob a perspectiva mediadora, em contextos de educação online. A pesquisa foi realizada no decorrer de 3 (três) meses, aproximadamente, durante o percurso da disciplina executada no programa de pós-graduação, a qual foi denominada “Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação Presencial e a Distância Fundamentada no Uso das TIC”. A pesquisa realizada foi de natureza exploratória, consistente em uma observação participante, assim como um estudo de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. O resultado da pesquisa apontou para a possibilidade e viabilidade de realização de uma avaliação mediadora a partir do uso do aplicativo Padlet, com base na observação realizada acerca dos apontamentos levantados pelos estudantes da respectiva disciplina do programa de pós-graduação, registrados em seus portfólios digitais, configurados na versão pública, no aplicativo Padlet, ora estudado.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: V ETic - 5º encontro de educação e tecnologias. Universidade Estácio de Sá. Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea. São Paulo: 2007. p. 1-17. Disponível em: https://link.ufms.br/HgBA5 Acesso em 10 ago. 2023.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. . Kluwer Academic Publishers. 2003.
COSTAS, José Manuel Moran. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. São Paulo, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/JwPlJ. Acesso em: 10 abr. 2022.
CRESWELL, Jhon W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 2019.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. In: Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? São Paulo: LJE, 1976.
SERVIO, Gabriel; VENTURA, Layse. Padlet: O que é, como funciona e como usar. 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/7ovuz. Acesso em: 10 ago. 2022.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrão de competência Paris: UNESCO, 2009.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
VILLAS BOAS, Benigna. Como fazer a avaliação formativa? Disponível em: https://link.ufms.br/kac9K. Acesso em: 11 jul. 2022.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Giselma da Silva |Gomes, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.