AVANÇOS NA ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO

A EXPERIÊNCIA DA ENSP

Autores

  • Tatiane Rezende Nunes de Souza Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz
  • Alex Amorim Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz
  • Leonardo Caldas Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Pós-Graduação

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP/Fiocruz) na busca por soluções de acessibilidade e com a utilização de tecnologia assistiva no período que se iniciou na pandemia de Covid-19 e que segue até os dias atuais, sendo este um período marcado pela rápida apropriação tecnológica para conversão das atividades educacionais em formatos remotos e híbridos. São relatadas experiências referentes às soluções encontradas para a utilização das plataformas de atividades síncronas, do ambiente virtual de aprendizagem e sobre a adaptação de materiais didáticos, que foram pensadas juntamente aos estudantes com deficiência em cursos de pós-graduação. As experiências foram organizadas pelas deficiências: baixa visão, surdez/deficiência auditiva e deficiência física, de modo a se compreender as barreiras vivenciadas pelos estudantes e as possibilidades de enfrentamento.  Percebeu-se uma célere aprendizagem institucional sobre a temática da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, de modo a atender às necessidades dos estudantes e garantir o acesso à educação de forma equitativa e com qualidade. No entanto, ainda existem lacunas que demandam maior investimento institucional, como a contratação de serviços especializados de audiodescrição, linguagem simples e interpretação de Libras, bem como maior apoio aos docentes para a adequação dos materiais didáticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rezende Nunes de Souza, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz

Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordena a equipe de Tecnologias Educacionais (CDEAD/ENSP/Fiocruz). Integra o Comitê Fiocruz pela acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, coordena o GT de acessibilidade da ENSP e atua no acolhimento discente para soluções de acessibilidade. Integra o Grupo de Pesquisa CNPq Políticas de Educação: Formação, educação inclusiva, direitos humanos e violência escolar.

Alex Amorim, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz

Graduando em Gestão de TI. Técnico em processamento de dados. Coordena a Equipe de Tecnologias Educacionais (CDEAD/ENSP/Fiocruz), faz parte do GT de acessibilidade da ENSP e atua no acolhimento discente para soluções de acessibilidade. Integra a equipe CDEAD/ENSP desde 2005.

Leonardo Caldas, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz

Analista de sistemas. Técnico em eletrônica. Integra a Equipe de Tecnologias Educacionais (CDEAD/ENSP/Fiocruz) desde 2006. Faz parte do GT de acessibilidade da ENSP e atua no acolhimento discente para soluções de acessibilidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria Normativa n. 13, de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília:, n. 90, p. 47,12 maio 2016.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://link.ufms.br/d0J48 . Acesso em: 27 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Rezende Nunes de Souza, T., Amorim, A., & Caldas Soares, L. (2024). AVANÇOS NA ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ENSP. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/73

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais