AVANÇOS NA ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO
A EXPERIÊNCIA DA ENSP
Palavras-chave:
Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Pós-GraduaçãoResumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP/Fiocruz) na busca por soluções de acessibilidade e com a utilização de tecnologia assistiva no período que se iniciou na pandemia de Covid-19 e que segue até os dias atuais, sendo este um período marcado pela rápida apropriação tecnológica para conversão das atividades educacionais em formatos remotos e híbridos. São relatadas experiências referentes às soluções encontradas para a utilização das plataformas de atividades síncronas, do ambiente virtual de aprendizagem e sobre a adaptação de materiais didáticos, que foram pensadas juntamente aos estudantes com deficiência em cursos de pós-graduação. As experiências foram organizadas pelas deficiências: baixa visão, surdez/deficiência auditiva e deficiência física, de modo a se compreender as barreiras vivenciadas pelos estudantes e as possibilidades de enfrentamento. Percebeu-se uma célere aprendizagem institucional sobre a temática da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, de modo a atender às necessidades dos estudantes e garantir o acesso à educação de forma equitativa e com qualidade. No entanto, ainda existem lacunas que demandam maior investimento institucional, como a contratação de serviços especializados de audiodescrição, linguagem simples e interpretação de Libras, bem como maior apoio aos docentes para a adequação dos materiais didáticos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria Normativa n. 13, de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília:, n. 90, p. 47,12 maio 2016.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://link.ufms.br/d0J48 . Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiane Rezende Nunes de Souza, Alex Amorim, Leonardo Caldas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.