GÊNEROS DISCURSIVOS DO UNIVERSO ON-LINE

POSSIBILIDADES DE TRANSCENDER O GRAFOCENTRISMO NA ESCOLA

Autores

  • Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Márcio Palácios de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Linguagens, Multimodalidade, Tecnologias.

Resumo

Abordagens pedagógicas que incluem recursos tecnológicos na escrita são mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e, mais recentemente, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. No entanto, é perceptível a influência, quase exclusiva, da cultura grafocêntrica nos ambientes educacionais, mesmo após duas décadas de orientações nos documentos oficiais para a inserção do mundo digital na escola. Diante da importância de um ensino que contemple a cultura digital, o contato com diferentes linguagens e distintos letramentos, o objetivo deste artigo é analisar o uso on-line de recursos digitais na produção de textos multimodais no contexto escolar, visando contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. A metodologia adotada compreende a pesquisa bibliográfica e a análise documental. O arcabouço teórico fundamenta-se na própria BNCC, em consonância com pesquisas que versam sobre os gêneros discursivos e suas implicações na produção de textos multimodais. Valendo-se de uma atividade didática prática, os resultados desta investigação revelam possibilidades de integrar recursos digitais e gêneros discursivos no processo de criação textual dos estudantes, apontando a necessidade de um ensino que propicie experiências significativas com gêneros que circulam em ambientes virtuais. Apesar dos dados positivos obtidos e descritos neste manuscrito, ressalta-se a necessidade de novas investigações empíricas com a finalidade de ampliar as discussões para outros contextos educacionais.

Biografia do Autor

Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Católica Dom Bosco, graduada em Letras-Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela UFMS. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple/UFMS/CNPq). Exerce a função de assessoramento pedagógico - Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SEDMS).

Márcio Palácios de Carvalho , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS e graduado em Letras Português e Espanhol pela UEMS. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - Geple (UFMS/CNPq). 

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica. Brasília,: 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/8DsQT /. Acesso em: 15 jun. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Base I: Bases Legais. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em https://link.ufms.br/7CcsY. Acesso em: 15 jun. 2023.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; LIMA, Nelci Vieira de; ALBERT, Sílvia. TDIC na educação básica: perspectivas e desafios para as práticas de ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1134–1163, set./dez. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/5bt4S. Acesso em: 17 jun. 2023.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura de convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Notas e Glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Gauto de Sousa Sovernigo, A. C., & Palácios de Carvalho , M. (2024). GÊNEROS DISCURSIVOS DO UNIVERSO ON-LINE: POSSIBILIDADES DE TRANSCENDER O GRAFOCENTRISMO NA ESCOLA. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/70

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais