GÊNEROS DISCURSIVOS DO UNIVERSO ON-LINE
POSSIBILIDADES DE TRANSCENDER O GRAFOCENTRISMO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Linguagens, Multimodalidade, Tecnologias.Resumo
Abordagens pedagógicas que incluem recursos tecnológicos na escrita são mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e, mais recentemente, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. No entanto, é perceptível a influência, quase exclusiva, da cultura grafocêntrica nos ambientes educacionais, mesmo após duas décadas de orientações nos documentos oficiais para a inserção do mundo digital na escola. Diante da importância de um ensino que contemple a cultura digital, o contato com diferentes linguagens e distintos letramentos, o objetivo deste artigo é analisar o uso on-line de recursos digitais na produção de textos multimodais no contexto escolar, visando contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. A metodologia adotada compreende a pesquisa bibliográfica e a análise documental. O arcabouço teórico fundamenta-se na própria BNCC, em consonância com pesquisas que versam sobre os gêneros discursivos e suas implicações na produção de textos multimodais. Valendo-se de uma atividade didática prática, os resultados desta investigação revelam possibilidades de integrar recursos digitais e gêneros discursivos no processo de criação textual dos estudantes, apontando a necessidade de um ensino que propicie experiências significativas com gêneros que circulam em ambientes virtuais. Apesar dos dados positivos obtidos e descritos neste manuscrito, ressalta-se a necessidade de novas investigações empíricas com a finalidade de ampliar as discussões para outros contextos educacionais.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica. Brasília,: 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/8DsQT /. Acesso em: 15 jun. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Base I: Bases Legais. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em https://link.ufms.br/7CcsY. Acesso em: 15 jun. 2023.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; LIMA, Nelci Vieira de; ALBERT, Sílvia. TDIC na educação básica: perspectivas e desafios para as práticas de ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1134–1163, set./dez. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/5bt4S. Acesso em: 17 jun. 2023.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura de convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.
ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Notas e Glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigo, Márcio Palácios de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.