QUEBRANDO BARREIRAS

A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Edneide da Conceição Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisco Augusto Cruz de Araújo Universidade Aberta do Brasil/IFRN https://orcid.org/0000-0002-2308-7706

Palavras-chave:

Educação a Distância, Prisão, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

A educação prisional é notadamente um importante instrumento de reintegração e desenvolvimento de habilidades auxiliares a pessoas privadas de liberdade na reconstrução de um futuro melhor, durante e após o cumprimento da sua pena. Nesse contexto, a Educação a Distância tem se revelado uma modalidade apropriada à oferta, sobretudo pela sua capacidade de superação de barreiras físicas e simbólicas. Este relato de experiência tem o objetivo de registrar o percurso desenvolvido por uma Instituição de Ensino Superior- IEs da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na oferta de Educação prisional a distância, e refletir sobre as possibilidades de implementação da EAD como alternativa às limitações diversas da educação prisional presencial. Elencamos a trajetória da EAD prisional na referida IEs e as possibilidades a serem construídas. Como universo de estudo, definimos duas turmas do curso de graduação de uma IEs Federal: uma ingressante em 2017 e outra em 2020. Foram garantidos a privacidade e o anonimato dos estudantes privados de liberdade e o foco foi dado no processo construído para a garantia da oferta, nas estratégias pedagógicas e nos resultados já alcançados. Neste trabalho, contribuímos com a reflexão sobre inclusão da massa carcerária nos espaços educacionais formais e informais, sobre o uso da modalidade a distância como possibilidade de encurtamento de barreiras físicas e simbólicas e afirmamos a educação como um direito humano prioritário e capaz de promover a cidadania.

Biografia do Autor

Edneide da Conceição Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação pela UFRN; Especialista em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Geografia e Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN. Atua como formadora de professores da Educação Básica e Ensino Superior tendo como área de atuação a Alfabetização, Letramento, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional e Educação Especial.

Francisco Augusto Cruz de Araújo, Universidade Aberta do Brasil/IFRN

Mestre em Ciências Sociais (2013) pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN; Graduado em Ciências Sociais (2009) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UERN. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política em temas ligados à Violência, Segurança Pública, Sistema Prisional, Estado e Políticas Públicas, Cidadania, Educação e Direitos Humanos. É docente do Curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN e dos Cursos de Serviço Social e Administração da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC.

Referências

BRASIL. Lei de Execuções Penais brasileira (nº 7.210/1984).

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (SISDEPEN). Brasília: DEPEN, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/FW3gY. Acesso em: 31 jul. 2023.

MELGARÉ, Plínio. Dignidade da Pessoa Humana. Malheiros, São Paulo, 2010.

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Bezerra, E. da C., & Araújo, F. A. C. de. (2024). QUEBRANDO BARREIRAS: A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/69

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização