A EXPERIÊNCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)
Palavras-chave:
Educação a Distância, Institucionalização, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Lavras, PedagogiaResumo
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade que, junto com seu crescimento vertiginoso nos últimos anos, tem levantado debates importantes relacionados à qualidade e à continuidade da oferta dos cursos. Dentre as discussões que perpassam o campo, há que se mencionar o assim chamado processo de institucionalização. Trata-se de fenômeno que conjumina aspectos humanos e materiais, ao passo que depende de fatores endógenos e exógenos que concorrem para a cristalização das práticas no bojo institucional, visando à perenidade e à resistência em face das desestabilizações internas e externas. Dito isso, o objetivo principal deste artigo é discutir a institucionalização da EaD no âmbito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), partindo das experiências da coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia ofertado nessa modalidade. Para a análise proposta, reunimos arcabouço teórico-conceitual, que elaboramos noutras pesquisas, com a experiência oriunda daquela Universidade. Como resultado, conclui-se que, no âmbito da UFLA, foram atingidos avanços importantes, como a oferta de cursos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009, juntamente com discussões que foram construindo a experiência e os caminhos da Instituição ao longo dos anos. No entanto, todo esse processo não se deu sem intensos embates enredados em resistência, preconceito e visões antagônicas entre EaD e educação presencial que, ainda hoje, persistem.
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