A EXPERIÊNCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Institucionalização, Sistema Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Lavras, Pedagogia

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade que, junto com seu crescimento vertiginoso nos últimos anos, tem levantado debates importantes relacionados à qualidade e à continuidade da oferta dos cursos. Dentre as discussões que perpassam o campo, há que se mencionar o assim chamado processo de institucionalização. Trata-se de fenômeno que conjumina aspectos humanos e materiais, ao passo que depende de fatores endógenos e exógenos que concorrem para a cristalização das práticas no bojo institucional, visando à perenidade e à resistência em face das desestabilizações internas e externas. Dito isso, o objetivo principal deste artigo é discutir a institucionalização da EaD no âmbito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), partindo das experiências da coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia ofertado nessa modalidade. Para a análise proposta, reunimos arcabouço teórico-conceitual, que elaboramos noutras pesquisas, com a experiência oriunda daquela Universidade. Como resultado, conclui-se que, no âmbito da UFLA, foram atingidos avanços importantes, como a oferta de cursos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009, juntamente com discussões que foram construindo a experiência e os caminhos da Instituição ao longo dos anos. No entanto, todo esse processo não se deu sem intensos embates enredados em resistência, preconceito e visões antagônicas entre EaD e educação presencial que, ainda hoje, persistem.

Biografia do Autor

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Gestão educacional, teorias e práticas de ensino e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar), com período sanduíche na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Atua nas áreas de práticas de ensino, tecnologias digitais nos processos pedagógicos e educação a distância.

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras

Professora Adjunta do Departamento de Gestão educacional, teorias e práticas de ensino e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do curso de Pedagogia da UFLA, modalidade a distância. Atua nas áreas de Políticas e Gestão da Educação.

Referências

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 74-89, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/Xx0km. Acesso em: 10 mar. 2020.

FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, p. 228-242, maio-jun. 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/1FES4. Acesso em: 22 abril 2020.

FERREIRA, M.; COSTA, M. R. M.; MILL , D. Reflexões necessárias e urgentes acerca da gestão da EAD no Brasil. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 3, 28 nov. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/XTRsL. Acesso em: 30 mar. 2022.

FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A. M. de M. R.; MILL, D. (Org.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 81-102.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 25-42.

SELZNICK, P. Institutionalism “old” and “new”. Administrative Science Quarterly, v. 41, n. 02, p. 270-278, jun. 1996.

TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da teoria institucional. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R.; CALDAS, M.; FANCHIN, R.; FISCHER, T. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1. p. 196-219.

VELOSO, B. Incorporação Orgânica da Educação a Distância nas Universidades Públicas. 2022. 405 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federald e São Carlos, São Carlos.

VELOSO, B.; MILL, D.; MOREIRA, J. A. Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades Brasileira e Portuguesa. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-20, jan./abr. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/j5DJc. Acesso em: 30 abr. 2023.

VELOSO, B.; MILL, D. Institucionalização da educação a distância pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educação em Revista , [S. l.], v. 38, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/cZUxw. Acesso em: 28 jul. 2023.

WEBER, M. Economia e sociedade. 3. ed. Brasília: UnB, 1994. v. 1.

WEBER, M. Economia e Sociedade. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015. 580 p. v. 2.

WEBER, M. Metodologia das ciências sociais. Tradução de Augustin Wernet. 5. ed. [S. l.]: Campinas: Editora da Unicamp, 2016. 687 p.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Veloso, B., & Rodrigues Cabral, G. (2024). A EXPERIÊNCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA). SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/68

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização