AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
Palavras-chave:
Extensão, Metodologias Ativas, Mapa conceitualResumo
O programa de extensão Aproxime-se da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo de Educação a Distância (EaD) torna se um espaço ativo de encontros, de divulgação do saber, da ciência e da tecnologia, bem como de ações formativas e culturais. Além disso, o programa cria um ambiente para discussões de temas atuais, que possibilitam à população local refletir sobre questões de seu interesse, fortalecendo a formação dos alunos de graduação e a própria comunidade local. No ano de 2022, após a aplicação de um questionário divulgado nas comunidades parceiras do programa visando aprofundar o debate sobre demandas educacionais levantadas em decorrência do uso constante das tecnologias digitais em sala de aula, devido à pandemia do Covid-19, as Metodologias Ativas se tornaram um tema especialmente relevante, pois as restrições de contato físico e o uso das tecnologias demandaram abordagens pedagógicas mais dinâmicas e interativas. Ao integrar as tecnologias digitais no ambiente educacional, os educadores puderam explorar diversas estratégias e ferramentas para envolver os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizado. O objetivo deste trabalho é relatar as ações ocorridas nos eventos presenciais nos polos de EaD sobre o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos Processos de Ensino e Aprendizagem". O público, que foi constituído, em sua maioria, por educadores das cidades, conheceu estratégias de como desenvolver jogos e mapas conceituais visando aprimorar práticas pedagógicas instigantes no ambiente escolar. Os participantes avaliaram positivamente a ação, destacando a potencialidade do uso dessas ferramentas no ambiente educacional, contribuindo para o engajamento e adesão dos educandos aos conhecimentos escolares. Para os bolsistas de extensão, os eventos proporcionaram uma experiência de trabalho em equipe, envolvendo aspectos articulados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.
Referências
AGUIAR, J.G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.. 13, n. 2, 2013.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N.). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. UNIVATES -Centro Universitário Centro Universitário Univates, Lajeado, 2017
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Correia Almeida, Bruna de Oliveira Gonçalves, Vilma Macagnan Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.