A EXECUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO EAD NA TRÍPLICE FRONTEIRA DA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

Guia de Turismo, Amazônia, Curso Técnico, EaD, Pandemia

Resumo

 O desenvolvimento das atividades relacionadas à área de Turismo no estado de Roraima, extremo norte do país, aliado à necessidade do avanço das atividades de ensino do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de nosso Estado, criou a possibilidade de oferta do primeiro curso técnico em Guia de Turismo na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Instituição. A formação técnica tem foco prático e específico no intuito de desenvolver nos estudantes, habilidades e competências necessárias para trabalhar nos diferentes setores que integram o turismo. Os cursos técnicos preparam os estudantes para acessarem o mercado de trabalho de forma mais rápida que as demais formações, pois prima pelo aprendizado prático. O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar o ponto de partida da oferta do curso de Guia de Turismo até sua execução no formato EAD e compartilhar a experiência adquirida na oferta do referido curso EAD. Trazemos uma reflexão sobre a transição do ensino remoto/presencial para o EAD e sobre os aspectos que precisam ser ajustados, tendo em vista a busca da excelência. Apresentamos uma breve explicação sobre como acontece a formação técnica na área. Na sequência, relatamos a experiência de ofertar o primeiro curso técnico em Guia de Turismo EAD da Instituição em voga.

Biografia do Autor

Karla Cristina de Oliveira, IFRR

Bacharel em Turismo. Doutora em Museologia e Patrimônio. Coordenadora do Curso Técnico em Guia de Turismo EAD. Docente da área de Turismo no IFRR.

Leila Márcia Ghedin, IFRR

Licenciada em Pedagogia. Mestra em Planejamento Integral do Turismo. Mestra e doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Curso Técnico em Guia de Turismo EAD. Professora EBTT Titular do IFRR. Aposentada.

Referências

BRASIL. LEI Nº 8.623, DE 28 DE JANEIRO DE 1993. Dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, s/v, s/n. 1993. Disponível em: https://link.ufms.br/W2hs8. Acesso em: 30 de jun de 2023.

CARVALHO, Ártemis Barreto de. Teoria, Técnica e Tecnologias para formação e atuação profissional do guia de turismo. Aracaju: IFS, 2016.

BRASIL-MEC-CNE/CEB RESOLUÇÃO Nº 06, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF. s/v, s/n. 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/W92lc. Acesso em: 25 de jun 2023.

MILL, D. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/BXoFq. Acesso em: 4 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de

Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, s/v, s/n. 2008. Disponível em: https://link.ufms.br/vEDC4. Acesso em: 07 jul. 2023.

BRASIL-MEC - Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, MEC. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/GRU4N. Acesso em 06. Jun. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

de Oliveira, K. C., & Ghedin, L. M. (2024). A EXECUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO EAD NA TRÍPLICE FRONTEIRA DA AMAZÔNIA. SUD, 10. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/57

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança