FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD
Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação Matemática, Prática de EnsinoResumo
Buscando evidenciar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) com a utilização de jogos e materiais concretos na prática docente, objetivando desmistificar o ensino da matemática e, consequentemente, resultando em aulas mais dinâmicas e interativas, além de estimular a construção do conhecimento pelo estudante, o presente relato de experiência teve como finalidade expandir a temática e aumentar o alcance à comunidade acadêmica. Proveniente do projeto de extensão realizado nos anos de 2021 e 2022, através de uma pesquisa aplicada e qualitativa, suas principais etapas englobaram: concepção e planejamento, pesquisa e estudo dos materiais e jogos utilizados, criação da sala virtual, inserção de ferramentas de baixo custo e/ou recicláveis, realização de cursos de extensão e produções científicas externas. Os cursos de extensão foram desenvolvidos em municípios da zona da mata norte, agreste e sertão de Pernambuco e sertão de Alagoas. Obteve-se resultados satisfatórios, principalmente no que concerne a realização de cadernos de orientação sobre os materiais estudados, na formação de 81 docentes e licenciandos através dos cursos de extensão, além da participação em eventos científicos de grande relevância. Desta forma, este artigo fornece contribuições que podem direcionar os professores quanto a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e da potencialidade de seus materiais quando aplicados de forma consciente e planejada.
Referências
FONSECA, Deborah Oliveira da; GUALANDI, Jorge Henrique. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2sb5t . Acesso em: 15 set. 2021.
GITIRANA, Verônica et al. Jogos com sucata na educação matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE: 2018. Disponível em: hhttps://link.ufms.br/mAXBB . Acesso em: 06 jul. 2023.
GOMES, H. G. L.; SILVA, J. A. O.; SILVA, S. F. A importância dos jogos matemáticos como uma intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Olinda: 2018. p. 1-12. Disponível em: https://link.ufms.br/anmGr . Acesso em: 05 fev. 2022.
JÚNIOR, Luiz Gonzaga Lapa. Intervenções matemáticas com material reciclável em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/oFHcK. Acesso em: 06 jul. 2023.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 48, n.169, p.802-829, 2018. Disponível em:https://link.ufms.br/YRgES. Acesso em: 04 jul. 2023.
ROCHA, R.S.T.M; BERTO, D.E.S; CASTRO, A. T. G; PAES, F. N. S. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2022, Caruaru. Anais [...].Caruaru: Webconferência, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIEPEM/463275-LABORATORIO-DE-ENSINO-DE-MATEMATICA-NA-FORMACAO-DOCENTE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18 set. 2023 .
TRANCOSO, J. S. R.; ASSIS, C. S. A.; CÔCO, D. Aprender jogando: o jogo Awalé e suas contribuições na prática educativa. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, : Edifes, 2021.. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY. Acesso em: 04 jul. 2023.
VIEIRA, Gláucia Aparecida; ZAIDAN, Samira. Sobre o conceito de prática pedagógica e o professor de matemática. Paidéia. Belo Horizonte: Univ. Fumec, Ano 10 n. 14 p. 33-54 jan./jun. 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/I7T7P Acesso em: 11 set. 2023
ZOCOLOTTI, A.K.; CÔCO, D.; SILVA, S. A. F.; SOARES, A. W. O LEM e o estágio supervisionado: ações e reflexões na docência. In: SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza. (org.) Laboratório de ensino de matemática do Ifes/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, Edifes, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/GFOnY . Acesso em: 04 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Douglas Eduardo da Silva Berto, Ranny Scarllet Tavares Marcolino da Rocha, Luís Gomes de Moura Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.