UM ESTUDO DE DEMANDA DO FÓRUM ESTADUAL DOS POLOS UAB DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Demanda, Coordenadores, UAB, DiscursoResumo
Com a necessidade de elaborar um Estudo de Demanda qualificado, este artigo tem como objetivo apresentar dois momentos utilizados na elaboração de um estudo de demanda realizado pelos Coordenadores de Polos EaD UAB, mediados pelo Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco, no segundo semestre de 2021. O estudo teve como foco atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE Lei n° 13.005/2014, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, além das orientações da Diretoria de Educação a Distância/CAPES nos processos de articulação entre Instituições Públicas de Ensino Superior e os Polos EaD UAB para novas ofertas de cursos de graduação e pós-graduação no Sistema UAB. Os momentos abordados sintetizam a delimitação da abrangência territorial, tendo como base de dados a leitura, interpretação e recorte dos dados do Censo de 2020. Utilizando uma abordagem do gênero de discurso, relatam-se os procedimentos ocorridos e as necessidades de formação continuada para a execução, além dos pontos limitantes apresentados pelos Coordenadores de Polos EaD UAB. Ficou evidenciada a necessidade de formações sistemáticas em relação à elaboração de um estudo de demanda qualificado, para o melhor direcionamento das ofertas de cursos, buscando identificar as regiões que requerem mais atenção e atingir as metas mencionadas no PNE.
Referências
ALMEIDA, J. J. P. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de Matemática. São Paulo/Campina Grande, PB: Livraria da Física/ Eduepb, 2016.
BELLO, S. E. L.; MAZZEI, L. D. Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do Ensino Médio: Possibilidades de constituição de significados matemáticos. In: N. M. PEREIRA et al (Orgs.). Ler e escrever: Compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ NIUE-UFRGS, 2008. p.261-273.
BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [Os gêneros do discurso. p.289-337]
BAKTHIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017. [Por uma metodologia das ciências humanas. p.57-79]
BRAIT, B.; MELO, Rosineide. Enunciado/ enunciado concreto/ enunciação. In: B. BRAIT (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p.61-78.
BRASIL. Lei nº LEI N° 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação 2014 - 2024. LEI N° 13.005/2014: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília - DF: Diário Oficial da União, ano 2014, 25 jun. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/pw1nl. Acesso em: 2 ago. 2021.
MACHADO, I. Gêneros discursivos. In: B. BRAIT (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p.151-166.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jose Wantuir Queiroz de Almeida, Lyedja Symea Ferreira Barros, Vera Lúcia da Silva Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.