QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O TEMA
Palavras-chave:
Questões sociocientíficas, Dilema sociocientifico, Ensino de ciências, Educação a distância, Pedagogia progressistaResumo
s questões sociocientíficas ou dilemas sociocientíficos são questões controversas que envolvem diferentes pontos de vista que auxiliam na reflexão sobre o desenvolvimento de uma tecnologia e seus impactos para a sociedade. Na disciplina “Tecnologias Educacionais na Aprendizagem” foi proposto aos estudantes do curso Física Licenciatura, na modalidade a distância, o desenvolvimento de sequências didáticas que contemplassem um dilema ou uma questão sociocientífica como forma de sistematização da aprendizagem. Nesse contexto, analisou-se a compreensão dos estudantes sobre tais questões, nas sequências didáticas produzidas no ano de 2022. Os objetivos deste artigo são verificar se as questões propostas pelos licenciandos podem ser consideradas questões sociocientíficas, compreender os pontos de partida que os estudantes tomaram para elaborar essas questões e examinar as estratégias de discussão nas sequências didáticas produzidas. Os resultados mostraram que, em seis das sete sequências didáticas analisadas, os licenciandos propuseram dilemas relevantes. Esses dilemas são controversos e exigem raciocínio científico baseado em evidências. Para a discussão, os licenciandos tomaram como pontos de partida temas discutidos na atualidade, o conteúdo conceitual a ser ensinado e, por fim, uma relação claramente estabelecida entre esses dois itens. Para fomento das discussões sobre as questões sociocientíficas, em três das seis sequências didáticas, foram produzidas histórias em quadrinhos, fluxogramas, mapas conceituais e infográficos para balizar essas discussões e debates. Dessa forma, pode-se concluir que os licenciandos atingiram os objetivos propostos para a atividade de sistematização da disciplina, contribuindo para uma educação científica contemporânea progressista.
Referências
BRAGA, Samuel Santos; MARTINS, Liziane; CONRADO, Dália Melissa. A argumentação a partir de questões sociocientíficas na formação do professor de biologia. Investigações em ensino de ciências, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/zzxIg Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo escolar da educação básica 2022: resumo técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/Lafw5 Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota técnica nº 020/2014. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/beOqN . Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: https://link.ufms.br/jFQpl . Acesso em: 22 jun. 2023.
CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em https://link.ufms.br/42Hfw . Acesso em: 22 jun. 2023.
FAIZE, Fayyaz Ahmad; HUSAIN, Waqar; NISAR, Farhat. A critical review of scientific argumentation in science education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, n. 1, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/ehG1s . Acesso em: 22 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/42Hfw. Acesso em: 22 jun. 2023.
MATTA, Cláudia Eliane da; FURLANI, Juliana Maria Sampaio. Estratégia didática para o uso das tecnologias emergentes em sala de aula. In: TORRES, P. L.; KOWALSKI, R. P. G.; RIBEIRO, S. F.; OKADA, Alexandra. (org). Educação, pesquisa e inovação. p. 194-214. Curitiba, Insight, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/5CoIh. Acesso em: 01 jul. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.
PAULA, Lucimara Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues. As políticas de formação contínua de professores no Estado de São Paulo: debatendo perspectivas de transformação a partir da pedagogia progressista freireana. Práxis Educativa, v. 11, n. 1, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/qqMXm. Acesso em: 01 jul. 2023.
MORAES, José Uibson Pereira; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. O ensino de física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
NAMDAR, Bahadir; TUSKAN, İsmail Baris. Fen Bilgisi Öğretmenlerinin Argümantasyona Yönelik Görüşleri Science Teachers’ Views of Scientific Argumentation. H. U. Journal of Education, v. 33, n. 1, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/5nU7W. Acesso em: 23 jun. 2023.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel ngel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SOUSA, Polliane Santos de; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Questões sociocientíficas no ensino de ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 19, 2017. Disponível: https://link.ufms.br/ass4S. Acesso em: 14 ago. 2023.
SOLBES, Jordi; TORRES, Nidia. Energía nuclear: una cuestión sociocientífica para el desarrollo de pensamiento crítico. In: CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/42Hfw. Acesso em: 22 jun. 2023.
ZEIDLER, Dana L. Zeidler; HERMAN, Benjamin C. Herman; SADLER, Troy D. Sadler. New directions in socioscientific issues research. Disciplinary and interdsciplinary Science Education Research, v. 1, n. 11, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/mBoqh. Acesso em: 22 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Eliane da Matta, Juliana Maria Sampaio Furlani, Karen Adrielle de Faria Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.