QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O TEMA

Autores

Palavras-chave:

Questões sociocientíficas, Dilema sociocientifico, Ensino de ciências, Educação a distância, Pedagogia progressista

Resumo

s questões sociocientíficas ou dilemas sociocientíficos são questões controversas que envolvem diferentes pontos de vista que auxiliam na reflexão sobre o desenvolvimento de uma tecnologia e seus impactos para a sociedade. Na disciplina “Tecnologias Educacionais na Aprendizagem” foi proposto aos estudantes do curso Física Licenciatura, na modalidade a distância, o desenvolvimento de sequências didáticas que contemplassem um dilema ou uma questão sociocientífica como forma de sistematização da aprendizagem. Nesse contexto, analisou-se a compreensão dos estudantes sobre tais questões, nas sequências didáticas produzidas no ano de 2022. Os objetivos deste artigo são verificar se as questões propostas pelos licenciandos podem ser consideradas questões sociocientíficas, compreender os pontos de partida que os estudantes tomaram para elaborar essas questões e examinar as estratégias de discussão nas sequências didáticas produzidas. Os resultados mostraram que, em seis das sete sequências didáticas analisadas, os licenciandos propuseram dilemas relevantes. Esses dilemas são controversos e exigem raciocínio científico baseado em evidências. Para a discussão, os licenciandos tomaram como pontos de partida temas discutidos na atualidade, o conteúdo conceitual a ser ensinado e, por fim, uma relação claramente estabelecida entre esses dois itens. Para fomento das discussões sobre as questões sociocientíficas, em três das seis sequências didáticas, foram produzidas histórias em quadrinhos, fluxogramas, mapas conceituais e infográficos para balizar essas discussões e debates. Dessa forma, pode-se concluir que os licenciandos atingiram os objetivos propostos para a atividade de sistematização da disciplina, contribuindo para uma educação científica contemporânea progressista.

Biografia do Autor

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá

Professora adjunta na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). É doutora em Engenharia de Produção (Unifei), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA), é especialista em Design Instrucional (Senac) e fez MBA em Gestão de Negócios (Unifei). Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2013-2014 e coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) 2014-2018. É avaliadora de cursos de graduação no INEP desde 2018. Realizou diversos cursos em educação: Program on Teaching and Learning Innovation (Harvard University - EUA), Higher Education Management Program (University of Toronto - Canadá), Higher Education Management (University of London - Inglaterra), Estrategias de Competitividad para la Universidad (Université Paris-Est Créteil - França). É integrante dos grupos de pesquisa "Advanced Power Technologies and Innovations in Systems and Smart Grids" e "Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências".

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atuando no ensino de graduação presencial e a distância desde 2010. É coordenadora do curso de graduação Física Licenciatura a distância (2022-2024). Tem experiência na área de educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino e formação de professores. É integrante do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TecDEC). Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 2014 a 2019. Atuou como coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) de 2014 a 2018.

Karen Adrielle de Faria Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em Química Licenciatura e aluna de iniciação científica pelo programa PIVIC, ambas pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Integrante do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na educação em ciências (TeCDEC – 2022-2023). Atuou como integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI - 2021), do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP - 2021), do grupo de estudos do projeto Tecnologias Emergentes a Serviço da Aprendizagem (2021) e como bolsista de iniciação científica pela Fapemig (2021-2022).

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

da Matta, C. E., Furlani, J. M. S., & Silva, K. A. de F. (2024). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O TEMA. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/47

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias