AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM NA EAD
DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Autonomia, Ambiente de Aprendizagem Virtual, Sujeito ativoResumo
Este trabalho reflete sobre a importância da autonomia como elemento imprescindível para a aquisição da aprendizagem na EaD. Objetiva compreender o que é autonomia e como ela se dá, assim como sua importância para os alunos do sétimo período do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UECE/UAB, polo Mauriti. Os resultados apontaram que os alunos compreendem que a autonomia é ter liberdade para ir em busca do conhecimento, mas que há uma complexibilidade para adquiri-la, e enfatizam que, a aprendizagem autônoma não é um isolamento para aprender por si só, mas uma colaboração mútua que agrega experiências e reafirma o aprendizado autônomo pautada em comprometimento para a instituição, responsabilidade, persistência e determinação para a realização das atividades propostas.
Referências
BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2015. Acesso em: 27 de julho de 2023.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
DIAS, Rosana de Fátima. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
HODGES, Charles; MOORE, Stepanhie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron.Diferenças entre o aprendizado on-line e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/J1Zwd, Acesso em: 24 jul. 2023.
PINHO, Paloma de Sousa; FREITAS, Aline Macedo Carvalho; CARDOSO, Mariana de Castro Brandão; ARAUJO, Tania Maria. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da COVID-19. Trabalho, educação e saúde. v. 19, e00325157, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/q7XpY. Acesso em: 24 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Margarida Sofia Cavalcante Campos , Luís Gomes de Moura Neto, Fabíola Nascimento dos Santos Paes, Dalany Menezes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.