CIBERSTALKING
O QUE DIZEM OS LIVROS DIDATICOS?
Palavras-chave:
Educação, Ciberstalking, Livro DidáticoResumo
O artigo versa sobre a relação entre os livros didáticos e o ciberstalking. É um recorte de uma pesquisa de mestrado em educação concluída no ano de 2021, financiada pela CAPES. Tem como objetivo analisar se nos livros didáticos consta a temática ciberstalking e/ou estratégias e ações que norteiam os professores para a sensibilização, a prevenção e o combate do fenômeno nos anos finais do Ensino Fundamental. O ciberstalking é a prática de perseguir, oprimir, intimidar e manipular de forma contínua uma pessoa por meio da internet. A pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, realizada nos livros didáticos utilizados pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º ano). Também foi utilizado o diário de bordo como instrumento para a coleta de dados. O campo empírico é uma escola da rede estadual de ensino situada na região centro-oeste do Brasil. Após a leitura e análise dos 32 livros didáticos utilizados pelos anos finais do ensino fundamental da escola pesquisada, compuseram a pesquisa apenas os livros das disciplinas de ciências, português, geografia e inglês. Os capítulos selecionados explanavam questões sobre o bullying, o ciberbullying, o uso das TICs e a cultura da superexposição dos jovens na rede, entre outros. Todas essas temáticas contribuem de forma indireta para nortear os professores a criarem estratégias para trabalhar o fenômeno no espaço escolar, porém apenas o livro de inglês do 9° ano aborda a temática ciberstalking de maneira direta.
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