CIBERSTALKING

O QUE DIZEM OS LIVROS DIDATICOS?

Autores

  • Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério Universidade Católica Dom Bosco-UCDB https://orcid.org/0000-0003-4715-2207
  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco-UCDB

Palavras-chave:

Educação, Ciberstalking, Livro Didático

Resumo

O artigo versa sobre a relação entre os livros didáticos e o ciberstalking. É um recorte de uma pesquisa de mestrado em educação concluída no ano de 2021, financiada pela CAPES. Tem como objetivo analisar se nos livros didáticos consta a temática ciberstalking e/ou estratégias e ações que norteiam os professores para a sensibilização, a prevenção e o combate do fenômeno nos anos finais do Ensino Fundamental. O ciberstalking é a prática de perseguir, oprimir, intimidar e manipular de forma contínua uma pessoa por meio da internet. A pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, realizada nos livros didáticos utilizados pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º ano). Também foi utilizado o diário de bordo como instrumento para a coleta de dados. O campo empírico é uma escola da rede estadual de ensino situada na região centro-oeste do Brasil. Após a leitura e análise dos 32 livros didáticos utilizados pelos anos finais do ensino fundamental da escola pesquisada, compuseram a pesquisa apenas os livros das disciplinas de ciências, português, geografia e inglês. Os capítulos selecionados explanavam questões sobre o bullying, o ciberbullying, o uso das TICs e a cultura da superexposição dos jovens na rede, entre outros. Todas essas temáticas contribuem de forma indireta para nortear os professores a criarem estratégias para trabalhar o fenômeno no espaço escolar, porém apenas o livro de inglês do 9° ano aborda a temática ciberstalking de maneira direta.

Biografia do Autor

Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério, Universidade Católica Dom Bosco-UCDB

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculminas, mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), doutoranda em Educação na UCDB.

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco-UCDB

Possui graduação em Letras – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science – Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Tecnologia Educacional e educação a distância (GETED). É representante da UCDB no Fórum Permanente de EAD – Conselho Estadual de Educação (FORPEMS). É membro editorial da revista Série-Estudos (PPGE- UCDB) e do corpo editorial da revista American Journal of Educational Research. É parecerista Ad Hoc do GT 16 ANPED (2016/2017) e coordenadora do GT 16 da ANPED – CO (2015/2016/2017). 

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Publicado

26-01-2024

Como Citar

Rodrigues Fernandes Eleotério, V., & Lima Paniago, M. C. (2024). CIBERSTALKING: O QUE DIZEM OS LIVROS DIDATICOS?. SUD, 14. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/43

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática V - Materiais didáticos