A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Reestruturação da Universidade Estadual de Goiás, Impactos na EaD, Gestão Administrativa Estrutural, Processos de Ensino e AprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é examinar a reestruturação organizacional da Universidade Estadual de Goiás e seus efeitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa com levantamento bibliográfico e análise documental, a fim de investigar a interferência da gestão central em um Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Este Centro tem papel fundamental no processo educacional de diversos municípios do estado de Goiás, formando novos profissionais, tanto na área da educação quanto na gestão pública. Os resultados mostraram que as interferências de instâncias superiores da Universidade Estadual de Goiás, sem considerar as particularidades da modalidade EaD, têm criado obstáculos importantes para a gestão eficiente do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Essa situação tem impactado negativamente o projeto de expansão da EaD, na Universidade, principalmente nas regiões mais remotas e com falta de oportunidades de formação, no ensino superior, do estado de Goiás. Assim, considera-se imperativo conferir maior autonomia ao Centro, tendo em conta a reestruturação da Universidade Estadual de Goiás e o papel estratégico que o mesmo desempenha no organograma da Instituição do Ensino Superior pesquisada. Ao permitir que o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade em questão, tenha maior autonomia será possível superar os desafios enfrentados pela modalidade a distância, garantindo uma gestão mais ágil e alinhada às necessidades específicas das comunidades atendidas.
Referências
BEHR, Ariel. Território virtual: A gestão da educação a distância nas perspectivas do tempo espaço e da sociomaterialidade. 2014. 155 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
GILBERTO, Irene Janete Lemos. A educação a distância no ensino superior e a lógica das competências. Revista Gestão Universitária na América Latina. v. 6, n. 1, p. 273- 286, jan. 2013.
GOIÁS. Lei complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998. Estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Diário Oficial da União, de 12 de janeiro de 1998. Disponível em: https://link.ufms.br/H01Vn. Acesso em: 18 jun. de 2023.
GOIÁS. Lei nº 18.934, de 16 de julho de 2015. Altera a Unidade Universitária de Anápolis – Virtual, até então denominada UnUEaD, em Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR. Disponível em: https://link.ufms.br/Nogiy. Acesso em: 16 jun. 2023.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Casa Civil. Emenda Constitucional nº 61, de 11 de setembro de 2019. Diário Oficial de 25 de setembro de 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/W4ooZ. Acesso em: 20 de jan. de 2023.
GOIÁS. Decreto nº 9.593, de 17 de janeiro de 2020. Diário Oficial de 20 de Janeiro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/yJyhr. Acesso em: 20 de jan. de 2023.
LIMA, Valéria Soares de; CAMPOS, Eude de Sousa; CAMPOS, Valter Gomes; SOUZA, Rodrigo Messias de. A educação a distância nos 21 anos da Universidade Estadual de Goiás: interiorização e capilarização do ensino superior nos municípios goianos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais [...] do Congresso. Goiânia: UFG, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/QFW7M. Acesso em: 16 de ago. de 2023.
LUCK, Heloisa, Liderança em gestão escolar. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MOREIRA, Bruno César de M.; SAFANELLI, Arcângelo dos S.; CARDOSO, Jordana Maria Ramos; BATTISTI, Patrícia. Gestão acadêmica na Educação a Distância: desafios e práticas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 10., 2010, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: CIGU, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/OFIpp. Acesso em: 16 de ago. de 2023.
MILL, Daniel; BRITO, Nara D.; SILVA, Aparecida Ribeiro da; ALMEIDA, Leandro Fagner Gestão da educação a distância (EaD): Noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Revista Vertentes. n. 35, 2010.
OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Métodos da Pesquisa Contábil. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, Gislene Lisboa de. O trabalho docente e a educação a distância na Universidade Estadual de Goiás. 2019. 198f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO, 2019.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos de graduação e pós-graduação. São Paulo. Editora Loyola, 2005.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional -2010-2019. 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/87iab. Acesso em: 23 de jan. de 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Portaria Nº 97/2021.GOIÁS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/UNF0v. Acesso em: 23 de jan. de 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Resolução CsU N. 1076, de 14 de dezembro de 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/1tcDY. Acesso em 03 agos. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valéria Soares de Lima, Gislene Lisboa de Oliveira, Valter Gomes Campos , Eude de Sousa Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.