A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Valéria Soares de Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Gislene Lisboa de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Valter Gomes Campos Universidade Eetadual de Goiás
  • Eude de Sousa Campos Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Reestruturação da Universidade Estadual de Goiás, Impactos na EaD, Gestão Administrativa Estrutural, Processos de Ensino e Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a reestruturação organizacional da Universidade Estadual de Goiás e seus efeitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa com levantamento bibliográfico e análise documental, a fim de investigar a interferência da gestão central em um Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Este Centro tem papel fundamental no processo educacional de diversos municípios do estado de Goiás, formando novos profissionais, tanto na área da educação quanto na gestão pública. Os resultados mostraram que as interferências de instâncias superiores da Universidade Estadual de Goiás, sem considerar as particularidades da modalidade EaD, têm criado obstáculos importantes para a gestão eficiente do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Essa situação tem impactado negativamente o projeto de expansão da EaD, na Universidade, principalmente nas regiões mais remotas e com falta de oportunidades de formação, no ensino superior, do estado de Goiás. Assim, considera-se imperativo conferir maior autonomia ao Centro, tendo em conta a reestruturação da Universidade Estadual de Goiás e o papel estratégico que o mesmo desempenha no organograma da Instituição do Ensino Superior pesquisada. Ao permitir que o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade em questão, tenha maior autonomia será possível superar os desafios enfrentados pela modalidade a distância, garantindo uma gestão mais ágil e alinhada às necessidades específicas das comunidades atendidas.

Biografia do Autor

Valéria Soares de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Goiás), vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR).

Gislene Lisboa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Biologia, área de concentração Ecologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Valter Gomes Campos , Universidade Eetadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR).

Eude de Sousa Campos , Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Ciências Ambientais Pela Universidade Evangélica de Goiás, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás.  Docente/Pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria de Educação de Goiás (SEDUC). Coordenador Acadêmico do Centro de Ensino e aprendizagem em Rede (CEAR) da UEG

Referências

BEHR, Ariel. Território virtual: A gestão da educação a distância nas perspectivas do tempo espaço e da sociomaterialidade. 2014. 155 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GILBERTO, Irene Janete Lemos. A educação a distância no ensino superior e a lógica das competências. Revista Gestão Universitária na América Latina. v. 6, n. 1, p. 273- 286, jan. 2013.

GOIÁS. Lei complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998. Estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Diário Oficial da União, de 12 de janeiro de 1998. Disponível em: https://link.ufms.br/H01Vn. Acesso em: 18 jun. de 2023.

GOIÁS. Lei nº 18.934, de 16 de julho de 2015. Altera a Unidade Universitária de Anápolis – Virtual, até então denominada UnUEaD, em Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR. Disponível em: https://link.ufms.br/Nogiy. Acesso em: 16 jun. 2023.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Casa Civil. Emenda Constitucional nº 61, de 11 de setembro de 2019. Diário Oficial de 25 de setembro de 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/W4ooZ. Acesso em: 20 de jan. de 2023.

GOIÁS. Decreto nº 9.593, de 17 de janeiro de 2020. Diário Oficial de 20 de Janeiro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/yJyhr. Acesso em: 20 de jan. de 2023.

LIMA, Valéria Soares de; CAMPOS, Eude de Sousa; CAMPOS, Valter Gomes; SOUZA, Rodrigo Messias de. A educação a distância nos 21 anos da Universidade Estadual de Goiás: interiorização e capilarização do ensino superior nos municípios goianos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 17, 2020, Goiânia. Anais [...] do Congresso. Goiânia: UFG, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/QFW7M. Acesso em: 16 de ago. de 2023.

LUCK, Heloisa, Liderança em gestão escolar. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOREIRA, Bruno César de M.; SAFANELLI, Arcângelo dos S.; CARDOSO, Jordana Maria Ramos; BATTISTI, Patrícia. Gestão acadêmica na Educação a Distância: desafios e práticas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 10., 2010, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: CIGU, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/OFIpp. Acesso em: 16 de ago. de 2023.

MILL, Daniel; BRITO, Nara D.; SILVA, Aparecida Ribeiro da; ALMEIDA, Leandro Fagner Gestão da educação a distância (EaD): Noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Revista Vertentes. n. 35, 2010.

OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Métodos da Pesquisa Contábil. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, Gislene Lisboa de. O trabalho docente e a educação a distância na Universidade Estadual de Goiás. 2019. 198f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO, 2019.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos de graduação e pós-graduação. São Paulo. Editora Loyola, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional -2010-2019. 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/87iab. Acesso em: 23 de jan. de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Portaria Nº 97/2021.GOIÁS, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/UNF0v. Acesso em: 23 de jan. de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Resolução CsU N. 1076, de 14 de dezembro de 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/1tcDY. Acesso em 03 agos. de 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Soares de Lima, V., Lisboa de Oliveira, G., Gomes Campos , V., & de Sousa Campos , E. (2024). A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/41

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática II - Gestão e governança