TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ALÉM DOS RECURSOS E ATIVIDADES DO MOODLE
Palavras-chave:
MOODLE. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs). Inclusão Digital.Resumo
Este artigo aborda a importância da inovação e criatividade na utilização das Tecnologias Educacionais Digitais para o aperfeiçoamento do processo educacional e a inclusão digital. O desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Internet pavimentaram os caminhos para a possibilidade de uma educação digital inovadora e inclusiva. Com base neste contexto, os autores apresentam a contribuição de plataformas como o MOODLE para a criação de soluções educacionais inovadoras nos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD/UFSC). O objetivo deste estudo é apresentar as inovações e soluções implementadas na SEAD/UFSC com a utilização do MOODLE, transformando-o de um simples repositório de materiais didáticos em uma plataforma completa e interativa que proporciona aos estudantes uma interface amigável, além de uma experiência agradável de usabilidade e interação. A metodologia utilizada foi a pesquisa com objetivo exploratório e descritivo, com estratégia bibliométrica e revisão sistemática e o portal escolhido foi o Google Acadêmico, onde buscou-se mapear as publicações mais importantes relacionadas às tecnologias educacionais digitais, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e a inclusão digital. Como considerações finais mostraremos os resultados obtidos nos cursos oferecidos pela SEAD/UFSC utilizando recursos básicos de programação e posteriormente aplicados na interface do usuário na plataforma MOODLE.
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