A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CAPITAL DIGITAL E TECNOLÓGICO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas inovadoras, Formação digital de professores, Cultura e Capital Sociológico DigitalResumo
evantamento bibliográfico, realizada no contexto de um Grupo de Pesquisa, no período de 2021 a 2023, cujo objetivo geral foi identificar a aquisição de capital tecnológico e digital por professores de cinco universidades, bem como, as características de suas práticas pedagógicas com o uso desses capitais nos cursos de formação de professores (licenciaturas) de cinco universidades do Estado de Mato Grosso do Sul; específicos; mapear práticas inovadoras e conhecer as experiências dos professores e professoras com o uso de tecnologias digitais. Nesse sentido, o eixo Capital Tecnológico e as competências digitais sob o qual foi produzido este texto, teve ainda como objetivo específico analisar os dados da pesquisa mencionada sob o olhar teórico das análises sociológicas do Capital Digital dos professores montenegrinos, da Cultura Digital e Escola em seus desafios educativos, e a Cultura da Convergência, abrangendo as ideias Jenkianas. Os resultados mostraram que, em sua maioria, os professores se beneficiam dos recursos gratuitos da tecnologia. As análises dos resultados possibilitaram concluir que ou não há investimento institucional ou esses investimentos não fazem diferença, e ainda, que o acesso ao capital tecnológico e digital pago, quando há, é custeado pelo próprio docente. Esperam-se que essas discussões contribuam para formação institucional e principalmente para novas pesquisas.
Referências
CASILLAS-ALVARADO, Miguel Angel; RAMÍREZ- MARTINELL, Alberto; ORTIZ-MÉNDEZ, Verónica. El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. In: CASILLAS-ALVARADO, Miguel Angel; RAMÍREZ- MARTINELL, Alberto (org.). Háblame de TIC: Tecnología Digital en la Educación Superior. Córdoba: Brujas, 2014, p. 23-38. Disponível em: https://link.ufms.br/HdKzU. Acesso em: 23 jun.2023.
CORTONI, Ida; PEROVIC, Jelena. Análise sociológica do capital digital dos professores montenegrinos. Comunidade e Sociedade, v.37, p.169-184, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/pWINA V Acesso em: 23 jun. 2023.
FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura Digital e Formação de Professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p .95-146.
FREITAS, Christiana Soares. Capital tecnológico -informacional. Estudos de Sociologia. Revista do do Programa de Pôs-graduação em Sociologia da UFPE. v. 8. n. 1.2. p. 163-183, 2002. Disponível em:https://link.ufms.br/osVCM . Acesso em: 23 jun.2023
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.São Paulo: Aleph, 2006.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec, v.4, n.2, p.196-229, São Paulo, dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Sales, Erlinda Martins Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.