DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTE MOBILE DE APRENDIZAGEM
REVISANDO POSSIBILIDADES DE PESQUISA
Palavras-chave:
Aprendizagem Móvel, Ensino de Língua Inglesa, Aplicativos EducacionaisResumo
Partindo do pressuposto de que diversos estudos vêm sendo conduzidos sobre aprendizagem de línguas em ambiente mobile, a fim de compreender seus reais potenciais e efeitos, é possível afirmar que uma revisão sobre os diferentes tipos de investigações realizadas até o momento se faz necessária. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é revisar e descrever duas possibilidades de pesquisa sobre aplicativos de ensino de língua inglesa com foco no desenvolvimento da pronúncia, sendo uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, com a intenção específica de verificar pontos em comum e limitações, para, então, apontar outros caminhos de investigação pertinentes. Tal revisão adotou uma abordagem crítica frente às pesquisas conduzidas recentemente sobre a temática apresentada, que se configuram como referencial teórico do projeto de mestrado em fase de desenvolvimento do autor, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ao final, feitos os apontamentos sobre as limitações das pesquisas revisadas e seus pontos em comum, ficou evidenciado a necessidade da condução de pesquisas sobre aprendizagem de línguas em ambiente mobile que estejam atentas às conexões entre tecnologias digitais, ensino, cultura e ideologia e que adotem um viés crítico de ensino de língua inglesa, para que uma educação consciente sobre as diversidades dos sujeitos e das aprendizagens visando o desenvolvimento da cidadania seja possível.
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