DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTE MOBILE DE APRENDIZAGEM

REVISANDO POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Autores

  • Davi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, Ensino de Língua Inglesa, Aplicativos Educacionais

Resumo

Partindo do pressuposto de que diversos estudos vêm sendo conduzidos sobre aprendizagem de línguas em ambiente mobile, a fim de compreender seus reais potenciais e efeitos, é possível afirmar que uma revisão sobre os diferentes tipos de investigações realizadas até o momento se faz necessária. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é revisar e descrever duas possibilidades de pesquisa sobre aplicativos de ensino de língua inglesa com foco no desenvolvimento da pronúncia, sendo uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, com a intenção específica de verificar pontos em comum e limitações, para, então, apontar outros caminhos de investigação pertinentes. Tal revisão adotou uma abordagem crítica frente às pesquisas conduzidas recentemente sobre a temática apresentada, que se configuram como referencial teórico do projeto de mestrado em fase de desenvolvimento do autor, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ao final, feitos os apontamentos sobre as limitações das pesquisas revisadas e seus pontos em comum, ficou evidenciado a necessidade da condução de pesquisas sobre aprendizagem de línguas em ambiente mobile que estejam atentas às conexões entre tecnologias digitais, ensino, cultura e ideologia e que adotem um viés crítico de ensino de língua inglesa, para que uma educação consciente sobre as diversidades dos sujeitos e das aprendizagens visando o desenvolvimento da cidadania seja possível. 

Biografia do Autor

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, na área de Linguística e Semiótica e na linha de pesquisa Linguagens, Identidade e Ensino, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras - Português e Inglês também pela UFMS. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 11-22.

BALDISSERA, Luana Garbin. App resources for developing English pronunciation: a focus on mobile technology. Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo, 2020. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/FQZOx. Acesso em: 29 jun. 2023.

CANAGARAJAH, Suresh. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.

CECI, L. Worldwide mobile education app downloads from 1st quarter 2017 to 1st quarter 2020, by platform. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/QnYoS. Acesso em 07 de jul. 2023.

DUBOC, Ana Paula. Letramento crítico nas brechas da sala de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 209-229.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

HEIL, Catherine Regina; WU, Jason S., LEE, Joey J. A review of mobile language learning applications: trends, challenges and opportunities. The EUROCALL Review, v. 24, n. 2, p. 32-50, set. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/YryYV 2. Acesso em: 07 jul. 2023.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Birds of different feathers: Algumas diferenças entre letramento crítico, pedagogia crítica e abordagem comunicativa. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 195-208.

MARTINS, Claudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 247–255, 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/IwSnL Acesso em: 7 jul. 2023.

MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Construindo cidadania nas aulas de inglês: Uma proposta para o letramento crítico. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Oog.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 171-191.

MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MÓR, Walkyria (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas,: Pontes Editores, 2017, p. 267-286.

MONTE MÓR. Walkyria. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e Formação cidadã: Ponte entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013, p. 31-50.

RESCHKE PIRES, Daniel. An investigation of an ASR-based mobile application and its effects on speech intelligibility. Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo, 2022. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022. Disponível em:https://link.ufms.br/KKzpf. Acesso em 13 jul. 2023.

SAVAŞÇI, Merve. Why are some students reluctant to use L2 in EFL speaking classes? An action research at tertiary level. Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 2682 –2686, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/9juaj. Acesso em: 07 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Rodrigues, D. (2024). DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTE MOBILE DE APRENDIZAGEM: REVISANDO POSSIBILIDADES DE PESQUISA. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/33

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática IV - Tecnologias digitais