ENSINO A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE AS INDAGAÇÕES DOS GESTORES ANGOLANOS SOBRE O SEU PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Gilberto Patrocinio Universidade Agostinho Neto

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Visão Sistêmica, Gestão do Ensino a Distância, Ensino Superior em Angola

Resumo

A modalidade de Ensino a Distância (EAD) tem sido um grande desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas. Todavia, vários gestores têm questionado sobre como materializar essa modalidade de ensino no país, de modo a promover a democratização da educação e a sua qualidade. Este artigo tem como objetivo analisar as principais indagações dos gestores angolanos oriundas da primeira conferência online sobre Ensino a Distância e Ensino Híbrido, sob o tema ”Ensino a Distância: Uma modalidade de ensino e aprendizagem necessária no subsistema de ensino superior em Angola”. O referido evento foi organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG), no ano de 2020, aquando do surgimento da pandemia da COVID-19. O conceito e a visão sistêmica do EAD serviram de aporte teórico para realização desta pesquisa. A abordagem qualitativa como instrumento metodológico, a observação participante como técnica para produção dos dados e a análise ideográfica para extrair as unidades de significados, ou seja, as indagações dos gestores em relação aos aspectos da visão sistêmica do EAD, constituem as etapas da pesquisa. Acredita-se, que, as reflexões encontradas a partir dessas indagações poderão servir de base para nortear e estimular os gestores angolanos no processo de implementação e institucionalização do EAD em suas IES, que ainda estão em fase de inicialização. Constatou-se que a sustentabilidade financeira, a infraestrutura tanto física quanto tecnológica e a capacitação de recursos humanos para atuarem nesse formato de ensino são fatores críticos de sucesso. 

Biografia do Autor

Gilberto Patrocinio, Universidade Agostinho Neto

Graduado em Ciência da Computação (2010), Mestre e Doutor (2012 e 2017) em Ensino de Ciências e Matemática, formações realizadas pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo - Brasil). Propôs e validou um Modelo de Educação a Distância para o Ensino Superior em Angola na sua tese de doutoramento. Atualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto. É membro da Associação Brasileira de Educação a Distância.  

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Publicado

15-01-2024

Como Citar

Patrocinio, G. (2024). ENSINO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS INDAGAÇÕES DOS GESTORES ANGOLANOS SOBRE O SEU PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO. SUD, 13. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/31

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização