ENSINO A DISTÂNCIA
REFLEXÕES SOBRE AS INDAGAÇÕES DOS GESTORES ANGOLANOS SOBRE O SEU PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino a Distância, Visão Sistêmica, Gestão do Ensino a Distância, Ensino Superior em AngolaResumo
A modalidade de Ensino a Distância (EAD) tem sido um grande desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas. Todavia, vários gestores têm questionado sobre como materializar essa modalidade de ensino no país, de modo a promover a democratização da educação e a sua qualidade. Este artigo tem como objetivo analisar as principais indagações dos gestores angolanos oriundas da primeira conferência online sobre Ensino a Distância e Ensino Híbrido, sob o tema ”Ensino a Distância: Uma modalidade de ensino e aprendizagem necessária no subsistema de ensino superior em Angola”. O referido evento foi organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG), no ano de 2020, aquando do surgimento da pandemia da COVID-19. O conceito e a visão sistêmica do EAD serviram de aporte teórico para realização desta pesquisa. A abordagem qualitativa como instrumento metodológico, a observação participante como técnica para produção dos dados e a análise ideográfica para extrair as unidades de significados, ou seja, as indagações dos gestores em relação aos aspectos da visão sistêmica do EAD, constituem as etapas da pesquisa. Acredita-se, que, as reflexões encontradas a partir dessas indagações poderão servir de base para nortear e estimular os gestores angolanos no processo de implementação e institucionalização do EAD em suas IES, que ainda estão em fase de inicialização. Constatou-se que a sustentabilidade financeira, a infraestrutura tanto física quanto tecnológica e a capacitação de recursos humanos para atuarem nesse formato de ensino são fatores críticos de sucesso.
Referências
ANGOLA. Instituto Nacional de Estatística. Estatísticas Sociais – Projecção da População. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/z9b9m. Acesso: 25 de Jul. 2023.
ANGOLA. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Anuário Estatístico 2019. Luanda: Edições do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/Az1L1. Acesso: 25 de Jul. 2023.
ANGOLA. Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. Discurso de Abertura da ANGOTIC 2023, por sua Excelência João Lourenço. 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/VS7Yt. Acesso: 10 de Jul. 2023.
ANGOLA. Portal Ciencia.ao do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Decreto nº 59/20 de 03 de Março de 2020. Regulamento das Modalidades de Ensino a Distância e Semi-Presencial do Subsistema de Ensino Superior. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Yjn0e. Acesso em: 15 de Jul. 2023.
GIL. Carlos António. Como elaborar Projectos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maiara. Institucionalização e políticas públicas em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais. In: MILL, Daniel; PIMENTEL; Nara Maria. (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Paulo: Edufscar, 2010. p. 13-25.
MINAYO. Maria Cecília de Souza. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MOORE. Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Sistemas de aprendizagem online. Tradução Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
PAULO, Rosa Monteiro; AMARAL, Carmen Lúcia Costa; SANTIAGO, Rosemery Aparecida. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências. V. 10, n. 3, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/f0Y62. Acesso: 16 de Jul. 2023.
SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A observação online como instrumento investigativo: uma experiência utilizando fórum de discussão. Revista Debates em Educação, V. 7, n. 15, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/f0Y62. Acesso: 16 de Jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilberto Patrocinio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.