A GESTÃO DO CURSO "CIÊNCIA É 10" E OS PROCESSOS DE EVASÃO E RETENÇÃO DE CURSISTAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação a distância, Evasão, Retenção, Gestão

Resumo

Neste trabalho são relatadas as experiências ocorridas durante a realização do curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez (Ciência é 10). O curso foi planejado para ofertar algumas aulas presenciais, porém foi realizado durante o período pandêmico e teve que ser ofertado totalmente na modalidade de Educação a Distância. Esse fato surpreendeu todos os envolvidos, pois tudo teve que ser adaptado para o novo formato. O curso teve uma carga horária de 480 horas distribuídas em três módulos. O Moodle foi o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para a disponibilização dos conteúdos. Além das disciplinas, os cursistas tiveram que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. No início do curso, a coordenação recebeu reclamações com comunicados de desistências da maioria dos cursistas. Ao verificar os motivos apresentados pelos cursistas, imediatamente a coordenação realizou diversas ações visando solucionar os problemas. No relato são apresentadas as estratégias utilizadas pela coordenação para a retenção dos alunos até o final do curso. O curso teve uma baixa evasão motivada, principalmente, por questões de saúde. A gestão do curso foi realizada contando com uma fundação de apoio que fez o gerenciamento da verba e, com órgãos administrativos e acadêmicos de uma instituição pública de ensino superior.

Biografia do Autor

Mirian Pacheco Silva Albrecht, UFABC

Docente na Universidade Federal do ABC

Daniel Scodeler, UFABC

Docente na Universidade Federal do ABC

Kátia Franklin Albertin Torres, UFABC

Docente na Universidade Federal do ABC

Evonir Albrecht, UFABC

Docente na Universidade Federal do ABC

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Projeto pedagógico do curso: especialização em ensino de ciências –Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/jtRFe. Acesso em: 29 jun 2023.

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas- (SEI). In: Marcos Daniel Longhini. (Org.) O Uno e o Diverso na Educação. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 253-266.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, V.; CARVALHO Jr, P. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Revista Medicina (Ribeirão Preto). 48. 209-2013. 10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213. Disponível em: https://link.ufms.br/hnR4P. Acesso em: 29 jun 2023.

KNUPPEL, M. A. C.; SERRA, I. M. R. de S. .; LIRA, L. A. R. de. Novas tendências e desafios para educação a distância: a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/VJQMe. Acesso em: 23 ago. 2023.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pacheco Silva Albrecht, M., Scodeler, D., Franklin Albertin Torres, K., & Albrecht, E. (2024). A GESTÃO DO CURSO "CIÊNCIA É 10" E OS PROCESSOS DE EVASÃO E RETENÇÃO DE CURSISTAS. SUD, 9. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/29

Edição

Seção

ESUD2023_Relatos de Experiência | Trilha Temática II - Gestão e governança