A GESTÃO DO CURSO "CIÊNCIA É 10" E OS PROCESSOS DE EVASÃO E RETENÇÃO DE CURSISTAS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Educação a distância, Evasão, Retenção, GestãoResumo
Neste trabalho são relatadas as experiências ocorridas durante a realização do curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez (Ciência é 10). O curso foi planejado para ofertar algumas aulas presenciais, porém foi realizado durante o período pandêmico e teve que ser ofertado totalmente na modalidade de Educação a Distância. Esse fato surpreendeu todos os envolvidos, pois tudo teve que ser adaptado para o novo formato. O curso teve uma carga horária de 480 horas distribuídas em três módulos. O Moodle foi o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para a disponibilização dos conteúdos. Além das disciplinas, os cursistas tiveram que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. No início do curso, a coordenação recebeu reclamações com comunicados de desistências da maioria dos cursistas. Ao verificar os motivos apresentados pelos cursistas, imediatamente a coordenação realizou diversas ações visando solucionar os problemas. No relato são apresentadas as estratégias utilizadas pela coordenação para a retenção dos alunos até o final do curso. O curso teve uma baixa evasão motivada, principalmente, por questões de saúde. A gestão do curso foi realizada contando com uma fundação de apoio que fez o gerenciamento da verba e, com órgãos administrativos e acadêmicos de uma instituição pública de ensino superior.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Projeto pedagógico do curso: especialização em ensino de ciências –Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/jtRFe. Acesso em: 29 jun 2023.
CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas- (SEI). In: Marcos Daniel Longhini. (Org.) O Uno e o Diverso na Educação. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 253-266.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, V.; CARVALHO Jr, P. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Revista Medicina (Ribeirão Preto). 48. 209-2013. 10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213. Disponível em: https://link.ufms.br/hnR4P. Acesso em: 29 jun 2023.
KNUPPEL, M. A. C.; SERRA, I. M. R. de S. .; LIRA, L. A. R. de. Novas tendências e desafios para educação a distância: a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/VJQMe. Acesso em: 23 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mirian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler, Kátia Franklin Albertin Torres, Evonir Albrecht
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.