AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DE CURSOS EAD

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Egressos, Educação a Distância, Educação Superior

Resumo

O artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de mestrado que analisa a percepção de egressos de cinco cursos de graduação a distância oferecidos por uma instituição pública federal. O objetivo principal do estudo foi identificar dados avaliativos sobre a inserção profissional desses egressos no mercado de trabalho. Para isso, foram examinados vários aspectos relacionados ao tema, como a importância da avaliação institucional, a implementação e aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a participação e acompanhamento dos ex-alunos no processo de avaliação e a relação entre formação acadêmica e mercado de trabalho. A metodologia de pesquisa incluiu revisão de literatura, análise de documentos e pesquisa de campo, realizada por meio da coleta de dados com a aplicação de um triângulo online. As discussões revelaram a importância da participação ativa dos egressos da Educação a Distância em uma avaliação institucional, considerando suas experiências como fonte importante de informações para a melhoria contínua da Educação Superior e o reforço do vínculo entre academia e mercado de trabalho. Portanto, o estudo destacou a importância da participação dos ex-alunos nesse processo, a fim de obter dados valiosos para aprimorar a qualidade do ensino a distância e garantir uma inserção bem-sucedida para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Thiago Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação, Tecnológica e Sociedade pelo programa PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é servidor público trabalhando no Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP).

Referências

AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Rev. Brasileira de Educação [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.267-284. ISSN 1413-2478. Disponível em: https://link.ufms.br/Jahhq.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/3sipV. Acesso em: 07 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2015.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 abr. 2004. Disponível em: https://link.ufms.br/otwXw. Acesso em: 07 jul. 2023.

BRASIL. Instrumento de avaliação institucional externa: SINAES. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/3Qluj. Acesso em: 07 jul. 2023.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade: processos de socialização e processos pedagógicos. In: BALZAN, Newton César; DIAS SOBRINHO, José (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-36.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

FRAGOSO, António; VALADAS, Sandra T.; PAULOS, Liliana. Ensino superior e empregabilidade: percepções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Educação & Sociedade, v. 40, p. e0186612, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/YKnml. Acesso em: 07 jul. 2023.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andadre. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, p. 73-84, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/kku19. Acesso em: 13 ago. 2023.

PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cad. CRH [on-line], v. 28, n. 74, p. 309-326, 2015.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pinto, T., & dos Santos Gomes, S. (2024). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DE CURSOS EAD. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/21

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática I - Políticas Públicas, regulamentação e institucionalização