AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DE CURSOS EAD
Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Egressos, Educação a Distância, Educação SuperiorResumo
O artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de mestrado que analisa a percepção de egressos de cinco cursos de graduação a distância oferecidos por uma instituição pública federal. O objetivo principal do estudo foi identificar dados avaliativos sobre a inserção profissional desses egressos no mercado de trabalho. Para isso, foram examinados vários aspectos relacionados ao tema, como a importância da avaliação institucional, a implementação e aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a participação e acompanhamento dos ex-alunos no processo de avaliação e a relação entre formação acadêmica e mercado de trabalho. A metodologia de pesquisa incluiu revisão de literatura, análise de documentos e pesquisa de campo, realizada por meio da coleta de dados com a aplicação de um triângulo online. As discussões revelaram a importância da participação ativa dos egressos da Educação a Distância em uma avaliação institucional, considerando suas experiências como fonte importante de informações para a melhoria contínua da Educação Superior e o reforço do vínculo entre academia e mercado de trabalho. Portanto, o estudo destacou a importância da participação dos ex-alunos nesse processo, a fim de obter dados valiosos para aprimorar a qualidade do ensino a distância e garantir uma inserção bem-sucedida para o mercado de trabalho.
Referências
AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Rev. Brasileira de Educação [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.267-284. ISSN 1413-2478. Disponível em: https://link.ufms.br/Jahhq.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2006. Disponível em: https://link.ufms.br/3sipV. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2015.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 abr. 2004. Disponível em: https://link.ufms.br/otwXw. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRASIL. Instrumento de avaliação institucional externa: SINAES. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/3Qluj. Acesso em: 07 jul. 2023.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade: processos de socialização e processos pedagógicos. In: BALZAN, Newton César; DIAS SOBRINHO, José (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-36.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
FRAGOSO, António; VALADAS, Sandra T.; PAULOS, Liliana. Ensino superior e empregabilidade: percepções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Educação & Sociedade, v. 40, p. e0186612, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/YKnml. Acesso em: 07 jul. 2023.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andadre. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, p. 73-84, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/kku19. Acesso em: 13 ago. 2023.
PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cad. CRH [on-line], v. 28, n. 74, p. 309-326, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Pinto, Suzana dos Santos Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.