A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Equipe multidisciplinar na EAD, Acompanhamento discente, Enfrentamento à evasãoResumo
O presente artigo propõe-se a refletir sobre o papel da equipe multidisciplinar no processo de acompanhamento discente, em contexto de educação a distância. Frente às especificidades da EaD, muitos discentes acabam enfrentando estranhamentos e dificuldades em seu cursar, levando-os, muitas vezes, à desistência dos cursos, o que faz suscitar a necessidade da atuação de uma equipe multidisciplinar a fim de enfrentar tal evasão. Desse modo, este escrito, pautado nos ditames metodológicos da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e sob um viés reflexivo, tomando como fomento à validação do discurso reflexivo, um modelo de trabalho sistematizado por uma equipe multidisciplinar em uma instituição da rede pública federal de educação técnica e tecnológica que atua com a educação a distância no estado do Rio Grande do Norte; conclui que o processo de acompanhamento discente na EaD apresenta desafios peculiares, porém a aplicação de estratégias adequadas pode ser eficaz na superação de tais barreiras. Uma constante comunicação, a utilização de tecnologias apropriadas e acessíveis, a oferta de suporte individualizado propício e a promoção de um trabalho colaborativo e ajustado, são aspectos fundamentais para o sucesso da assistência ofertada aos alunos na modalidade a distância, com vistas à garantia do seu acesso, permanência e êxito acadêmico.
Referências
ALVES, I. M. da S. Desafios e possibilidades de atuação do Assistente Social: a área da Educação como espaço sócio-ocupacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 13., 2010. Brasília. Anais. Brasília, DF: CRESS, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/sjaqt. Acesso em: 23 jun. 2023.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar. Editora UFPR, n. 31, Curitiba, 2008, p. 213-230. Disponível em: https://link.ufms.br/3Kjy3. Acesso em: 20 jun. 2023.
FINN, J. D. Withdrawing from school. Review of Educational Research, v.59, n.2, p. 117-142, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
IFRN. Plano de atuação bienal 2020-2021: Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD). / UAB; IFRN; Edneide da Conceição Bezerra, Gueidson Pessoa de Lima (coordenadores). – Natal: IFRN, 2020.
MOORE. Michael G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto 2002.
Tinto, V. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975. https://link.ufms.br/OBpwS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gueidson Pessoa de Lima, Edneide da Conceição Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O evento utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto ao evento os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem ao evento o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para o sistema de publicação do evento.
- Os autores dos trabalhos publicados no evento são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos ao evento que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.