A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Gueidson Pessoa de Lima Instituto Federal de Rio Grande do Norte
  • Edneide da Conceição Bezerra Instituto Federal de Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Equipe multidisciplinar na EAD, Acompanhamento discente, Enfrentamento à evasão

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre o papel da equipe multidisciplinar no processo de acompanhamento discente, em contexto de educação a distância. Frente às especificidades da EaD, muitos discentes acabam enfrentando estranhamentos e dificuldades em seu cursar, levando-os, muitas vezes, à desistência dos cursos, o que faz suscitar a necessidade da atuação de uma equipe multidisciplinar a fim de enfrentar tal evasão. Desse modo, este escrito, pautado nos ditames metodológicos da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e sob um viés reflexivo, tomando como fomento à validação do discurso reflexivo, um modelo de trabalho sistematizado por uma equipe multidisciplinar em uma instituição da rede pública federal de educação técnica e tecnológica que atua com a educação a distância no estado do Rio Grande do Norte; conclui que o processo de acompanhamento discente na EaD apresenta desafios peculiares, porém a aplicação de estratégias adequadas pode ser eficaz na superação de tais barreiras. Uma constante comunicação, a utilização de tecnologias apropriadas e acessíveis, a oferta de suporte individualizado propício e a promoção de um trabalho colaborativo e ajustado, são aspectos fundamentais para o sucesso da assistência ofertada aos alunos na modalidade a distância, com vistas à garantia do seu acesso, permanência e êxito acadêmico.

Biografia do Autor

Gueidson Pessoa de Lima, Instituto Federal de Rio Grande do Norte

Graduado em Educação Artística, com Habilitação Específica em Música, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2003). Bacharel em Letras, com Habilitação em Língua Brasileira de Sinais, pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012). Pós-graduado a nível de Especialização em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN (2007). Mestre em Educação na Linha de pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN (2015). Proficiente no Ensino da LIBRAS (PROLIBRAS - 2013). Lecionou a disciplina de Arte/Música, como professor efetivo da Prefeitura Municipal de Natal/RN e atualmente é professor efetivo da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Arte, com ênfase no Ensino de Música; e na área de Língua Brasileira de Sinais, lecionando em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Formação Continuada.

Edneide da Conceição Bezerra, Instituto Federal de Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação pela UFRN; Especialista em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Geografia e Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Universidade aberta do Brasil no IFRN. Atua como formadora de professores da Educação Básica e Ensino Superior tendo como área de atuação a Alfabetização, Letramento, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional e Educação Especial.

Referências

ALVES, I. M. da S. Desafios e possibilidades de atuação do Assistente Social: a área da Educação como espaço sócio-ocupacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 13., 2010. Brasília. Anais. Brasília, DF: CRESS, 2010. Disponível em: https://link.ufms.br/sjaqt. Acesso em: 23 jun. 2023.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar. Editora UFPR, n. 31, Curitiba, 2008, p. 213-230. Disponível em: https://link.ufms.br/3Kjy3. Acesso em: 20 jun. 2023.

FINN, J. D. Withdrawing from school. Review of Educational Research, v.59, n.2, p. 117-142, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

IFRN. Plano de atuação bienal 2020-2021: Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD). / UAB; IFRN; Edneide da Conceição Bezerra, Gueidson Pessoa de Lima (coordenadores). – Natal: IFRN, 2020.

MOORE. Michael G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto 2002.

Tinto, V. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975. https://link.ufms.br/OBpwS.

Downloads

Publicado

15-01-2024

Como Citar

Pessoa de Lima, G., & da Conceição Bezerra, E. (2024). A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SUD, 15. ecuperado de https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/17

Edição

Seção

ESUD2023_Artigos Científicos | Trilha Temática III - Modelos pedagógicos e metodologias